Página Inicial A Associação Artigos Secretarias Noticias AMATRA IV - O Sul Área Restrita Galeria Contato Links

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Noticias Oportunidade Temporária Problemas com formulário de contato Propostas para combate do trabalho escravo Sarau Cultural, lançamento de livro e happy hour no dia 3 de setembro Salomão e Carolina Gralha participam de seminário sobre diversidade sexual Ação trabalhista pela internet Comunicação: diretoria da AMATRA IV esteve reunida com representantes da imprensa gaúcha Acesso à Justiça: pauta permanente Candidato da AMB faz visita ao presidente da AMATRA IV TRT4 aprova Plano Estratégico até 2015 Trabalho A precocidade que rege a continuidade da pobreza Conamat de 2014 será realizado em Gramado Amatra XIX pede ajuda aos alagoanos Amatra VI recolhe fundos para desabrigados Juiz Rubens Clamer dos Santos Júnior lança livro Magistrados querem influir nas decisões do TRT Fora da ordem Santa Rosa reivindica criação da 2ª Vara do Trabalho Almagis recebe primeiras doações para desabrigados do interior AMATRA IV abre inscrições para o Concurso de Monografia Mozart Russomano Salomão toma posse como presidente da AMATRA IV Nova diretoria da AMATRA IV toma posse nesta sexta-feira Marcos Salomão é o novo presidente da AMATRA IV Colussi acompanha votação do CSJT que aprovou a criação das 22 novas varas para o RS Colussi acompanha comitiva em visita à Tramontina em Carlos Barbosa Carlos Ayres Britto AMATRA IV presente a homenagem ao ministro do STF Carlos Ayres Britto Bazar beneficente reverterá mais de R$ 700 ao Projeto Amor Colega Ricardo Gehling integra lista tríplice para o TST Chapas fazem consenso para o pleito da AMATRA IV
Santa Rosa reivindica criação da 2ª Vara do Trabalho

Instalada há 47 anos na cidade da região Noroeste do Estado, vara trabalhista tem 5 mil processos em andamento

 

Instalada há 47 anos na cidade da região Noroeste do Estado, vara  trabalhista tem 5 mil processos em andamento Crédito: PATRÍCIA LAURA  KUHN / ESPECIAL / CP

A comunidade de Santa Rosa e região mobiliza-se para a instalação de mais uma Vara do Trabalho na cidade. Após 47 anos dessa atividade no município, devido à grande demanda, a população sente necessidade de ampliar a estrutura de prestação dos serviços. Uma comissão foi criada para desenvolver ações em prol da segunda unidade. Hoje, com salas de espera, dois espaços de audiências, estrutura para deficientes físicos e ambientes de conciliação, atuam na única Vara do Trabalho da região um juiz e 15 servidores. São atendidos 21 municípios. O local possui 5 mil processos em andamento e recebe a cada mês outros 150,5% a mais que no ano passado. Cada processo levava de quatro a seis meses para ser concluído. Hoje, devido à demanda, o prazo aumentou para dez meses.

 

A fim de agilizar os processos, a comunidade, sob coordenação do juiz Cláudio Roberto Ost, da 1ª Vara, criou a comissão Pró-2ª Vara do Trabalho em Santa Rosa. O grupo é integrado por representantes do Executivo e Legislativo municipais, de entidades, Ordem dos Advogados do Brasil, sindicatos patronais e de trabalhadores, além do Judiciário. A comissão vem se reunindo para estabelecer ações no sentido de que um projeto de criação da Vara seja sancionado pelo governo federal.

 

A proposta é a mesma que prevê outras 21 unidades no Estado. O projeto já foi aprovado pelo Tribunal Superior do Trabalho e está em avaliação no Conselho Nacional de Justiça. Cláudio Ost explica que, se aprovado no CNJ, deve passar ainda por apreciação no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República. Ele diz que a mobilização feita pela comunidade ocorre pelo fato de que o projeto pode ser ramificado pelos órgãos competentes, excluindo a criação de algumas das 22 varas previstas. "Por isso, devemos unir forças de lideranças e entidades locais e mostrar a necessidade desta solicitação para a população da região", observa. Conforme o juiz, as entidades podem auxiliar, informando as suas federações e confederações, para que a situação da região chegue até as autoridades que estão decidindo pelo pedido.

 

Juiz Cláudio Roberto Ost<br /><b>Crédito: </b>  FELIPE DORNELES / ESPECIAL / CPSobre a reivindicação, Ost justifica que, com uma nova Vara, chega à cidade também um novo juiz, que deve trazer mais uma interpretação sobre a Justiça do Trabalho. Segundo ele, os empregados e empregadores querem logo a solução dos processos, para evitar aumento nos custos ou receber direitos. "Procuramos intervir de forma pacífica quando há conflito e melhorar o trabalho e a justiça na comunidade", diz. Ost se diz otimista sobre a implantação da Vara e acredita que pode ocorrer ainda neste ano, mas após a fase eleitoral, já que não é possível criar cargos no período. No início de julho, deve ocorrer nova reunião da comissão, para atualizar os integrantes sobre o andamento do processo.

 

Crédito das fotos: Patrícia Laura Kuhn / Especial/CP

 

 

Fonte: Correio do Povo (Cidades / Capa)

Data: 21/06/2010

Rua Rafael Saadi, 127 - Bairro Menino Deus
Porto Alegre - RS CEP: 90110-310
Tel/Fax: (51) 3231 5759