Notícias

Clóvis Fernando Schuch Santos (1996/1998)

(Depoimento concedido por ocasião dos 40 anos da entidade, em 2005)

“Minha gestão foi marcada pela defesa da manutenção da Justiça do Trabalho, cuja extinção era proposta pela Reforma do Judiciário. Assim, lutamos contra o desmantelamento do Estado brasileiro, debatendo em profundidade as relações do Estado-Sociedade.

Buscamos a democratização da entidade a partir de debates e ações efetivas, além de maior participação dos associados, transparência das questões administrativas e divulgação dos atos da Associação, tanto interna quanto externamente. Nesse sentido, atingimos a meta de publicar mensalmente boletins informativos com as principais notícias da AMATRA IV. No período em que estive à frente da entidade, ainda foram realizados quatro congressos estaduais e Assembleias Gerais Extraordinárias praticamente mensais, eventos nos quais ocorreu a promoção de grandes debates políticos.

Outra luta travada foi em prol da manutenção dos direitos adquiridos, como o de paridade de vencimentos entre ativos e inativos. Tivemos, também, intensa participação na campanha pela extinção do cargo de juiz classista.

O trabalho desenvolvido, com a fundamental ajuda de meus colegas de diretoria, significou um elo de união entre a gestão anterior, de Ricardo Carvalho Fraga, e a posterior, da juíza Maria Madalena Telesca. Com este espírito democrático, atingimos a meta de ter 100% dos juízes do Trabalho associados à entidade, além de passar a oferecer às pensionistas um importante acolhimento na Associação. Cumprimos, portanto, o objetivo maior de buscar uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”.