Notícias

Presidente da AMATRA faz palestra sobre a Reforma Trabalhista

No dia 21/2, o presidente da AMATRA IV, Rodrigo Trindade, foi palestrante no curso de formação de lideranças sindicais promovido, em Porto Alegre, pela Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul). Em sua exposição, o magistrado abordou o tema “Reforma Trabalhista”. Entre os diversos aspectos da reforma, ele citou os males de flexibilizar a atual legislação e ainda as diferenças entre as leis trabalhistas brasileira e de outros países.
Para o presidente da AMATRA, a reforma proposta busca desqualificar as leis do trabalho e o trabalhador. “Existe um amplo movimento de destruição de estado, do estado que promove a dignidade do trabalhador e ele não é isolado da reforma trabalhista. Ele é um movimento inteligente e concatenado, que envolve reforma trabalhista, reforma previdenciária e ampliações das terceirizações no Brasil”, referiu. Ao falar sobre a trajetória histórica da constituição das leis trabalhistas, Trindade referiu que, no Brasil, a única finalidade da reforma, no atual momento, é retirar direitos.
A precarização da atuação dos sindicatos (com o negociado sobre o legislado, previsto na reforma), também foi avaliada pelo magistrado. “A base da negociação é poder negociar de igual para igual; e não é segredo que trabalhadores não têm a mesma capacidade de fogo que empresários. Sem meias palavras e de forma muito simples: em tempos de crise, negociar é simplesmente retirar direitos e piorar condições de vida de assalariados”, finalizou.

Com informações e foto: Fecosul

Compartilhamento