Notícias

Lançamento do Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho

A AMATRA IV é uma das entidades que integram o Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho (Fidejust), lançado em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Entre as metas de atuação do Fórum estão a coordenação e o desenvolvimento da comunicação digital de todas as ações de valorização, fortalecimento e defesa da Justiça do Trabalho como ramo especializado do Poder Judiciário.

Confira a seguir o pronunciamento da presidente da AMATRA IV, juíza Carolina Gralha, feito durante a solenidade de lançamento, em 7/2. 

“Quando vejo tantas entidades, instituições, autoridades reunidas com um único propósito, eu penso:
A Justiça do Trabalho pulsa.
A Justiça do Trabalho vive por ser humana, por ouvir, por acolher, por distribuir justiça para quem está do lado da lei, por dar o direito para as pessoas prosseguirem por seus caminhos.
Aqui, nesta casa, com uma soma de esforços, entregamos um trabalho célere, eficaz, transparente e especializado. 
Com independência, solucionamos os conflitos do trabalho, combatemos tantas mazelas que existem no nosso país e condenamos quem sonega. Quem sonega direitos trabalhistas, contribuição previdenciária e imposto de renda. Condenamos quem não cumpre a lei.
Falam muito do custo da Justiça do Trabalho, mas não estão fazendo a pergunta correta. O que temos que questionar é: quanto custa a ausência da justiça?
Extinguir um ramo especializado e eficiente do Poder Judiciário para colocar todas as demandas – que permanecerão existindo – na já assoberbada justiça comum é provocar o caos e colocar aqueles que mais precisam em uma longa e demorada fila de espera. A quem interessa isso? 
Aliás, a nova reforma trabalhista vem a galope e com fortes discursos junto com a reforma da previdência, tentando nos fazer crer que os empregados de fato poderão optar pela carteira tradicional ou pela carteira verde amarela, sem direitos, mas com empregos.
É necessário reafirmar a importância da Justiça do Trabalho. É necessário termos este fórum que congrega dezenas de entidades dos mais diversos segmentos.  É necessário empreendedores, mas também é necessário trabalhadores valorizados e respeitados para mover este país. É necessário que não se coloquem nos trabalhadores e nem na Justiça do Trabalho os carimbos de problemas nacionais.
A magistratura do trabalho forte é sinônimo de cidadania respeitada.
Estaremos aqui contra o retrocesso, contra propostas que criam ainda mais desigualdade e ofendem a dignidade.
Justiça do Trabalho. Direito do Brasil. Direito da gente.
Muito obrigada”.

Saiba mais
Com atuação no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o Fidejust é formado por um conjunto de 24 entidades e instituições, entre elas, a AMATRA IV, TRT-RS, Ministério Público do Trabalho (MPT/RS), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe/RS) e Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do RS (Apejust/RS).

Fotos: Inácio do Canto (TRT-RS)

Leia mais em: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/211648
Acesse em: https://fidejust.com.br/

Compartilhamento