Notícias

Posse da nova diretoria da AMATRA IV realizou-se nesta sexta

A diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) foi empossada nesta sexta-feira, 27/6, numa cerimônia realizada em caráter inédito no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4). Na solenidade, os eleitos ocuparam os lugares destinados aos desembargadores da instituição e foram chamados um a um pelo presidente empossado, Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior, para assinarem o documento de posse. Desta maneira, a cerimônia foi marcada pelo simbolismo do congraçamento entre a Associação e o Tribunal.

 

A diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) foi empossada nesta sexta-feira, 27/6, numa cerimônia realizada em caráter inédito no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4).

Na solenidade, os eleitos ocuparam os lugares destinados aos desembargadores da instituição e foram chamados um a um pelo presidente empossado, Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior, para assinarem o documento de posse. Desta maneira, a cerimônia foi marcada pelo simbolismo do congraçamento entre a Associação e o Tribunal.

 Justamente esta parceria foi um dos temas do discurso de Rubens Clamer que, ao iniciar seu pronunciamento, agradeceu à presidente do TRT4, Cleusa Regina Halfen, pela cessão do espaço para a concretização da solenidade.

Em sua exposição, ele abordou ainda temas como a política remuneratória da magistratura e refletiu acerca do papel do Judiciário no mundo contemporâneo. Além disso, ao se dirigir à administração do Tribunal, o dirigente relembrou a necessidade urgente de que os juízes passem a contar com um segundo secretário especializado. Para tanto, o magistrado referiu que dados estatísticos apontam, nos últimos quatro anos, crescimento acumulado de 28% de demandas trabalhistas na 4ª Região. “Os mesmos dados evidenciam aumento na produtividade dos juízes, pois, entre 2010 e 2013, o número de processos julgados na primeira instância cresceu 26%. Em 2013, a primeira instância proferiu mais de 157 mil sentenças, 10% a mais do que em 2012”, assinalou. Relacionado a este aumento de trabalho no 1º grau, o magistrado fez alusão ao enfoque processo judicial eletrônico. “A chamada nova era do processo judicial eletrônico não pode simplesmente acarretar a troca do sistema papel pelo meio eletrônico, devendo ir muito além, com a reorganização das atividades e das funções, voltadas, cada vez mais, para a efetiva solução dos processos. Isto é o que a sociedade espera do Judiciário. Uma prestação jurisdicional célere, efetiva e eficiente”, mencionou. “Tenho plena confiança na capacidade de solução destes problemas. Mas para isto é indispensável, como disse antes, uma comunhão de esforços da presidência desse Tribunal, da Administração, dos seus desembargadores e dos próprios juízes”.  

Ao lembrar de seu antecessor, o agora presidente da AMATRA fez questão de salientar a excelente gestão de Daniel Nonohay. “Foram inúmeras e significativas as conquistas e os avanços obtidos, merecendo destaque o encaminhamento e a condução inicial do programa que redundou na implantação do sistema de consulta aos juízes nas eleições do Tribunal; a organização, depois de tantos anos, de um Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho no Rio Grande do Sul; e a definição de um projeto e de execução da obra para a reforma da nossa sede”, enumerou.

“Aqui vai também o reconhecimento e o agradecimento a todos os desembargadores desse Tribunal, na pessoa da ex-presidente Maria Helena Mallmann, que soube conduzir esse difícil caminho que propiciou uma maior democratização interna do TRT da 4ª Região”, concluiu.

Num momento de emoção, o dirigente demonstrou ainda seu afeto e agradecimento à família: esposa, dois filhos e à mãe, citando também seu pai, falecido recentemente, “pelo exemplo de homem, de caráter, pelo companheirismo e pela amizade. A saudade é eterna. Um beijo pai, pois eu tenho plena certeza que tu sempre estás ao meu lado”.

(Clique aqui e leia a íntegra do pronunciamento do presidente).

 Dirigente da Anamatra deu posse à nova gestão

Coube ao presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Paulo Luiz Schmidt, transmitir o cargo do então presidente da AMATRA IV, Daniel Nonohay, ao juiz Rubens Clamer. Ao manifestar-se, Schmidt registrou a honra de desempenhar este papel em nome de Nonohay que, por motivos de ordem particular, não participou da cerimônia.

 Presidente do TRT salientou a importância da entidade

Ao se pronunciar, a presidente do TRT4, Cleusa Regina Halfen, destacou a honra de, pela primeira vez, o Plenário do Tribunal acolher os juízes para uma solenidade de posse da diretoria da AMATRA. Sobre a entidade, a desembargadora referiu que a Associação, além de todas as suas atribuições, é uma imprescindível colaboradora da administração do Tribunal nas mais diversas questões. Para os novos dirigentes, a magistrada desejou a continuidade de um profícuo trabalho e renovou os votos de continuidade da parceria com o TRT.

 Saiba mais

Além de Rubens Clamer Júnior, compuseram a mesa oficial da solenidade o presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, a coordenadora da Procuradoria Trabalhista da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Maiana de Almeida Lima, que na ocasião representou o Governo do Estado, e o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

Clique aqui e leia a lista completa dos novos dirigentes que coordenarão a entidade no biênio 2014-2016.

Compartilhamento