Notícias

Alunos se conscientizam contra trabalho infantil

A juíza do trabalho de São Sebastião do Caí, Aline Stefani Fagundes, viu de perto os resultados do desenvolvimento do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul, na Escola Municipal Alencastro Guimarães. A iniciativa mobilizou ao longo do ano letivo 41 crianças das turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental, que apresentaram para a magistrada ontem, dia 12, um pouco do que aprenderam sobre os riscos do trabalho infantil.
Segundo as professoras Maria Luísa Flores Juchem e Rosangela Aparecida Gatt, que trabalharam o projeto junto aos alunos, a proposta foi trazida pela própria juíza. “Ela nos apresentou a proposta, que foi aceita de pronto. Então a magistrada fez quatro oficinas na escola entre junho e setembro e trabalhamos a importância de uma infância sem trabalho no dia a dia das aulas. As crianças foram muito receptivas e se mostraram conscientes de que devem estar na escola e serem de fato crianças em casa”, afirmou Maria Luísa.
Durante o projeto os alunos confeccionaram trabalhos e ensaiaram músicas e poesias alusivas ao combate ao trabalho infantil. “Temos uma população no bairro em vulnerabilidade social e por isso esse projeto se faz ainda mais importante”, completou Rosangela. Na visita da juíza, os alunos apresentaram uma música, uma poesia e um trabalho manual em forma de carteira de trabalho, com a mensagem “Criança não trabalha – Criança dá trabalho.”

 
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí
Data: 13/11/2018

Compartilhamento