Notícias

Nova diretoria da AMATRA IV toma posse

Eleita em 1º de junho, a nova diretoria da AMATRA IV foi empossada no dia 15/06 em cerimônia que lotou a sede administrativa da entidade. Na data, assumiu a presidência da Associação o juiz do Trabalho Daniel Souza de Nonohay. Os novos dirigentes serão responsáveis pela administração da AMATRA IV no biênio 2012-2014. O evento contou com expressiva participação de diversas autoridades e representantes de entidades de classe, entre outros. A lista de presenças pode ser conferida no fim deste texto.

Construção coletiva

O prazer do convívio com pessoas notáveis, com espírito associativo e com entrega pessoa,  durante o período em que esteve à frente da AMATRA IV, foi citado pelo ex-presidente Marcos Fagundes Salomão. Ao encerrar seu mandato de dois anos à frente da Associação, o juiz enumerou o importante trabalho realizado pelos componentes de sua diretoria executiva e também pelos integrantes de cada uma das secretarias da Associação. “Esse registro demonstra que nós trabalhamos em equipe. Toda a construção é coletiva e é no compartilhamento de ideias que encontramos a fonte da realização dos projetos associativos”, referiu. Entre as realizações de sua gestão, ele destacou a atuação conjunta com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) na criação de Varas do Trabalho e de cargos de desembargador, e ainda a instituição do regime de lotação de dois juízes por Vara – “proposta gestada na AMATRA IV e acolhida pelo Tribunal, uma reivindicação de, no mínimo, dez anos, que está consolidada e necessita de ampliação”, discorreu. A atuação firme da AMATRA IV na defesa da independência do Poder Judiciário e do juiz em seu ato de julgar, durante sua presidência, também foi citada pelo dirigente. Sobre este aspecto, Salomão relembrou a força da mobilização de novembro de 2011, tanto no Rio Grande do Sul  quanto em âmbito nacional. “Esse patrimônio de mobilização não deve ser esquecido por nós, dirigentes associativos. Não devemos deixar que nossa visão seja ofuscada pelo mármore branco dos palácios de Brasília”, enfatizou o magistrado.

Os dilemas contemporâneos da magistratura

Ao fazer seu pronunciamento, agora como presidente empossado, Daniel Nonohay ressaltou os motivos que o levaram a ingressar na vida associativa e a ela dedicar-se, sendo um deles o convívio e o exemplo positivo que encontrou nos ex-presidentes da AMATRA IV, Paulo Schmidt, Ary Marimon e Marcos Fagundes Salomão. “Saio da jurisdição, momentaneamente, para poder abraçá-la”, mencionou.

Como primeiro ato de sua gestão, o dirigente quebrou o protocolo e entregou à presidente do TRT-RS, Maria Helena Mallmann, que integrava a mesa oficial de autoridades do evento, um pedido de modificação do Regimento do Tribunal. No documento, consta proposta da AMATRA IV para que a escolha da administração do órgão seja feita pelo voto direto de todos os juízes do Trabalho da 4ª Região. Nesse sentido, Nonohay anunciou em seu discurso que a eleição para os cargos diretivos dos tribunais pelo voto de todos os magistrados será uma de suas metas. “Acredito, com convicção, que o TRT-RS será protagonista e irá revolucionar com a implantação deste processo democrático”, frisou.

O novo presidente afirmou ainda que a AMATRA IV tem compromisso exclusivo com a consciência dos seus associados e que entidades como ela são vozes isoladas na defesa de direitos que não se assentam exclusivamente sobre interesses econômicos.

No término da manifestação, Daniel Nonohay expressou sua alegria por integrar os quadros da AMATRA IV, bem como a satisfação de ser juiz do Trabalho, que, segundo salientou, é uma pessoa que optou ter, como centro de atividade profissional, a defesa e a efetivação dos diretos sociais. Um agradecimento especial à esposa e à família também foi realizado, momento em que lembrou o pai: “a quem devo muito, principalmente a ojeriza à desonra”, concluiu.

Clique aqui e leia o discurso na íntegra.

Após as manifestações, houve a assinatura do termo de posse, passando a diretoria da AMATRA IV a ser composta pelos seguintes dirigentes:

Na Diretoria Executiva – Daniel Souza de Nonohay (presidente), Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior (vice-presidente), Carolina Hostyn Gralha Beck (diretora financeira), Maurício Schmidt Bastos (secretário geral), e Janaína Saraiva da Silva (diretora administrativa).

Nas Secretarias – Secretaria Cultural: Julieta Pinheiro Neta e Rodrigo Trindade de Souza, Secretaria Social: Carmen Izabel Centena Gonzalez e Simone Oliveira Paese, Secretaria de Valorização Profissional: Luiz Antonio Colussi e Adriana Moura Fontoura, Secretaria de Divulgação: Marcos Fagundes Salomão e Márcio Lima do Amaral, Secretaria da Integração Regional: Aline Veiga Borges e Simone Silva Ruas, Secretaria da Assistência e Bem-Estar Social: Manuel Cid Jardón e Rosiul de Freitas Azambuja, Secretaria de Informática: Adriano Santos Wilhelms e Osvaldo Antonio da Silva Stocher, Secretaria de Assuntos Jurídicos e de Atualização Legislativa: Eduardo Duarte Elyseu e Guilherme da Rocha Zambrano, Secretaria de Esportes: Silvana Martinez de Medeiros Guglieri e Rui Ferreira dos Santos, Secretaria de Assuntos da Cidadania: Maria Silvana Rotta Tedesco e Cristina Bastiani de Araujo, Conselho Fiscal: Joe Ernando Deszuta, Alcides Matté e Ornélio Jacobi, e Suplente do Conselho Fiscal: Adil Todeschini.

Presenças

Entre as autoridades e representantes de entidades, estiveram presentes à posse da nova diretoria da AMATRA IV: o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, representando o governador do Estado Tarso Genro, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Maria Helena Mallmann, o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Paulo Luiz Schmidt, e a secretária-geral adjunta, da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, representando o presidente da entidade, Claudio Pacheco Prates Lamachia, as integrantes da administração do TRT-RS: vice-presidente Rosane Serafini Casanova, corregedora Cleusa Halfen, e a vice-corregedora Ana Rosa Sagrilo, o representante da Prefeitura de Porto Alegre, coordenador da assessoria jurídica do gabinete do prefeito, Arnaldo Guimarães, o procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, o diretor do Foro da Justiça Federal, Eduardo Tonetto Picarelli, a diretora do Foro da Justiça do Trabalho, Maria Silvana Rotta Tedesco, o diretor da Escola Judicial do TRT 4ª Região, desembargador Denis Molarinho, o diretor da Fundação Escola da Magistratura Trabalhista do RS (Femargs), Fernando Ehlers de Moura, o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Pio Dresch da Silveira, a presidente da Amatra 2, Patricia Almeida Ramos, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), José Francisco Andreotti Spizirri, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do RS (Apergs), Telmo Lemos Filho, os representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Diogenes Vicente Hassan, da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT),  desembargadora Maria Madalena Telesca, da Associação do Ministério Público do RS (AMP-RS), Sérgio Harris, da  Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (Apmpa), Nelson Nemo Franckini Marisco, da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), Pedro Osório, da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho (Agitra), Dalton Machado, da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs), Gustavo Junchen, do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe), Mara Rejane Weber, da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do RS (Apejust), Leonel Pandolfi, Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal (Agepol-Jus), Clairton Serafini, Associação Brasileira de Criminalística, Leandro Córdova, o gerente geral do Banco do Brasil, Adriano Mendonça, o gerente regional jurídico da Caixa (CEF), Almirante Gomes Glashorester, o presidente do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi, desembargador Salvador Vizzoto, e o gerente jurídico do Grupo RBS, Luciano de Franceschi.

Compartilhamento