Notícias

Noite de sucesso: teatro lotado no Showmício das Diretas Já

alt

Foi com casa cheia, num ambiente que reuniu centenas de participantes, que a AMATRA IV realizou em 5/10 o Showmício das Diretas nos Tribunais. O evento foi mais uma das ações da entidade no sentido de divulgar à população a campanha pelas eleições diretas para os cargos de direção dos tribunais do País. 

Organizado no Teatro do Bourbon Country (espaço que é referência no circuito cultural de Porto Alegre), o ato foi dirigido à sociedade civil.

CELEBRAÇÃO DEMOCRÁTICA

O início da programação foi marcado por um breve discurso do presidente da AMATRA IV, juiz do Trabalho Daniel Nonohay (foto). Nele, o dirigente relatou ao público os motivos que levaram a entidade a dar vida à campanha e promover o Showmício, entre outras ações já previstas.

alt

Em sua manifestação, Nonohay frisou que o encontro representava a concretização de um “sonho de democracia”, citando, ainda, ser ilógico que o juiz de primeiro grau não tenha participação no processo de escolha dos dirigentes dos tribunais. “Os juízes de primeiro grau são exatamente aqueles que estão em contato com as partes e procuradores. Aqueles que, em suas audiências, em seus gabinetes, nos corredores dos fóruns, ouvem diretamente as queixas, as críticas e os elogios da sociedade”, complementou.

“Este show, este momento, é um grito. Um grito alto de celebração da ideia de democracia”, salientou o presidente. “É, também, um grito de apelo aos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, para que se tornem protagonistas neste processo. Para que entrem na história do Brasil com uma marca indelével de grandeza. Para que superem seus interesses pessoais e imediatos, deem as mãos aos juízes de primeiro grau e que, juntos, construamos um Poder Judiciário melhor, plural e igualitário”, concluiu.

VÍDEO E APRESENTAÇÃO MUSICAL

alt

Após o pronunciamento, foi apresentado um vídeo feito especialmente para a ocasião em que a ênfase à democracia é o roteiro principal.

O momento musical veio a seguir com o show do cantor Nei Lisboa e banda (foto), artista responsável por uma apresentação extremamente afinada com o espírito democrático da ocasião.

 

 

 A CAMPANHA DA AMATRA IV

A iniciativa tem por objetivo instituir um processo democrático de participação direta de todos os juízes na gestão dos tribunais, em benefício da sociedade. Ainda hoje os tribunais são geridos por pessoas eleitas por uma pequena parcela representativa de magistrados, num processo antigo e ultrapassado de escolha. No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), por exemplo, apenas 48 desembargadores elegem a administração do órgão. Se as eleições diretas forem implantadas, 287 magistrados, quase seis vezes o atual quadro de eleitores, ficariam responsáveis pela escolha.

Compartilhamento