Notícias

Arte no concreto: AMATRA colaborou com projeto que transforma a paisagem da capital dos gaúchos

A AMATRA IV foi uma das entidades que apoiou a confecção do mural pintado no prédio do Daer, em Porto Alegre. A bela e impactante obra de arte foi inagurada nesta segunda-feira, 10/1. O desembargador do TRT-RS Gilberto Souza dos Santos representou a Associação no ato.

A ação é plena de objetivos nobres: promover o acesso à arte, estimular a reflexão e modificar o cenário desta área central da cidade.

“Esta obra de arte traz em si muitas mensagens simbólicas que levaram nossa entidade a arrecadar fundos entre os associados para contribuir na sua viabilização. Sabemos que nossa capital, além das enormes desigualdades sociais, é marcada pelo contraste de suas paisagens, sendo uma cidade bela e sombria ao mesmo tempo. Acreditamos que os espaços públicos podem ser pontos de beleza e de encontro democrático com a arte”, destaca o presidente da AMATRA IV, Tiago Mallmann Sulzbach.

Saiba mais sobre o projeto

Muralistas de renome internacional, Mona Caron e Mauro Neri iniciaram em novembro a pintura de 65m de altura por 15m de largura.

O desenho destaca uma planta nativa da Região Sul, a Justicia Gendarussa, conhecida como quebra-demanda, quebra-tudo, vence tudo.

É uma planta de superação, de resiliência, utilizada por religiões de matriz africana, que cresce entre os braços de uma figura que pode ser vista como uma balança, mas também um gesto de cuidado.

Outras informações em:
https://lappus.org/2021/04/16/incentivo-a-arte-urbana/

Fotos: Lappus/Divulgação

Compartilhamento