Notícias

Mês da Mulher na Associação

A Associação organiza uma série de atividades para celebrar a potência feminina em março. O primeiro evento da programação ocorreu hoje, na sede da AMATRA: a palestra da escritora e advogada Ruth Manus.

“Mais do que comemorar os simbolismos do 8/3, buscamos garantir momentos de diálogo e de conscientização sobre o papel das mulheres na sociedade.

Para tanto, fizemos o convite às associadas e aos associados, que também estão incluídos na programação do mês,” afirma a Coordenadora da Comissão da Mulher da AMATRA IV, Luciana Kruse.

Segundo Luciana, o discurso ainda vigente de que ‘isso é coisa de mulher’, de depreciação, deve ser debatido sem hipocrisia. Só cresceremos enquanto sociedade quando desmoronarem os pilares que sustentam a existência do machismo estrutural. E todos estamos envolvidos na ruptura”, menciona.

Conforme a juíza Marcela Casanova Viana Arena, o encontro foi um momento importante para refletir sobre o viés do machismo que muitas vezes se apresenta de forma sutil no cotidiano.

A palestra, em sua análise, provocou a reflexão de como identificá-lo nas peculiaridades, nas questões triviais e nos nossos papéis de protagonistas e vítimas de atos machistas. “É impactante perceber o quanto é fundamental estarmos atentos ao que ainda nos parece corriqueiro nas relações, mas que carrega em si a opressão diária do machismo estrutural”, salienta.

Nesse sentido, a juíza Marcela convida os colegas (que não conseguiram participar do encontro de hoje) para assistir à exposição de Ruth Manus. “Para entender que ações machistas são muito mais sutis do que imaginamos e que suas consequências acontecem na rotina de todos nós”, conclui.

Após a palestra, associadas e associados participaram de um almoço de confraternização na sede da entidade.

Saiba mais
“Machista, Eu?” foi o tema da palestra de Ruth Manus.
O evento ocorreu por meio de parceria da AMATRA IV, TRT-RS e Escola Judicial da 4ª Região.
Na explanação on-line, Ruth discorreu sobre a desconstrução do machismo, do patriarcado, da masculinidade tóxica e exemplificou as microagressões advindas dessa realidade.

Compartilhamento