Notícias

Café com Ideias debateu a mobilização dos brasileiros em busca de mudanças

Em 12/7, a AMATRA IV realizou em sua sede mais uma edição do Café com Ideias, encontro que é pautado pela confraternização e o debate de assuntos de interesse geral. O palestrante convidado na data foi o doutor em história, jornalista e professor Alexandre Ayub Stephanou.

As recentes manifestações populares e o atual momento político brasileiro foram os enfoques principais de sua exposição. Neste sentido, o convidado discorreu a respeito da origem do movimento – definido por ele como uma unificação de diversas e pontuais “micromanifestações” que já vinham ocorrendo no País e agora se uniram nesta agenda maior, numa ampla demonstração pública em busca de mudanças.

Sobre a recorrente cobrança crítica de que o movimento peca por falta de foco, Ayub lembrou que o mundo hoje é muito diferente e dinâmico, e que, portanto, isso não diminui a relevância (e a repercussão) dos recentes atos.

Ao analisar as características desta “marcha”, entre outros aspectos, o palestrante mencionou o fato dos protestos se caracterizarem como um típico movimento de classe média, algo incomum na história brasileira.

Durante e após a informal exposição, em vários momentos, houve intensa participação dos associados (por meio de diversos questionamentos e relatos), o que resultou numa rica e proveitosa troca de ideias.

Autógrafos

Após a palestra, os magistrados Manuel Cid Jardón, Ricardo Carvalho Fraga e Rubens Clamer dos Santos Júnior autografaram as respectivas obras (foto): A Intertextualidade na Construção das Decisões Trabalhistas; Dos Acidentes de Trabalho – Questões Penais e Extrapenais; e Processo do Trabalho – Uma Interpretação Constitucional Contemporânea.

Compartilhamento