Notícias

TJC: conhecimento como base para o pleno exercício da cidadania

A AMATRA organizou a Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Porto Alegre.

A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 11/11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus.

Na Culminância, os alunos da instituição de ensino fizeram uma série de apresentações a respeito do conteúdo aprendido nas aulas ministradas por associadas e associados da AMATRA.

Desde agosto, a Associação leva a professores e alunos da escola o esclarecimento sobre assuntos ligados à Justiça do Trabalho e à cidadania.

“A Culminância do Programa TJC é sempre uma ocasião muito emocionante, pois recebemos dos alunos o retorno, das mais diversas formas, daquilo que foi repassado pelos juízes. Hoje, foram cartazes, textos, peça e filme, tudo lindo demais e preparado com muito esmero por eles. É um momento de satisfação, pois verificamos na prática que estamos no caminho certo. Foi uma jornada de informação, diálogo, atenção, presença e carinho”, ressalta a diretora administrativa da entidade, juíza Carolina Santos Costa.

Desde já, a Associação manifesta seu agradecimento às magistradas e magistrados que participaram da programação do TJC ao longo de 2022, em especial, à juíza Bárbara Fagundes que é coordenadora da Comissão do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

“Na Escola José Mariano Beck, o TJC realizou sua ação em quatro aulas nas quais houve abordagem de diversos temas juslaborais, como vínculo de emprego, entrevista de emprego, CTPS, contrato de aprendizagem, trabalho infantil, dentre outros. Cinco turmas foram atendidas”, explica Bárbara.

Conforme destaca a magistrada, na Culminância, foi possível verificar que os alunos assimilaram os conteúdos ensinados durante cerca de um mês por magistrados do trabalho de forma simplificada e didática.

“Todos os projetos artísticos eram referentes às matérias objeto de estudos nas aulas ministradas pelos juízes. Os jovens estavam bem motivados com a premiação. Toda a ação somente foi possível pelo engajamento dos colegas”, salienta.

Saiba mais

  • O evento dessa sexta também contou com a participação das magistradas Marina Ribeiro, Gilmara Segala e Luciana Stahnke.
  • A AMATRA premiou os três melhores trabalhos apresentados na ocasião com vales-presentes.
  • Foi uma manhã especial para todos que participaram da atividade, uma manhã de cidadania.
Compartilhamento