Notícias

TJC leva conhecimento a jovens da Afaso

Em tarde de ações na Justiça do Trabalho gaúcha, crianças e adolescentes expuseram os conhecimentos aprendidos durante curso realizado em Porto Alegre


Natalie leu texto de agradecimento pelos 30 dias de atividade e assinalou que  as aulas trouxeram maior segurança para a vida e para a futura trajetória profissional. Douglas declamou um poema que fala sobre trabalho, direitos e deveres. Houve ação feita em conjunto – a apresentação de dança – e ainda a exibição de cartazes. Em um deles, constou “Trabalho infantil: nem de brincadeira”. Assim, com emoção e conscientização, ocorreu a culminância de mais uma atividade do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) organizada na tarde de 7/6, no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).
A programação do dia contou ainda com visitação ao Fórum Trabalhista de Porto Alegre, momento em que os jovens entraram nas salas de audiências e puderam conhecer de perto o trabalho dos juízes. Para muitas das crianças e adolescentes da Associação Famílias em Solidariedade (Afaso) foram atividades bem diferentes do cotidiano vivenciado no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. E esse é justamente o propósito do TJC: fazer com que limites sejam ultrapassados e que haja contato com o conhecimento, principalmente dos direitos e deveres que devem ser exercidos e respeitados por todos os cidadãos.

“Saímos mais fortalecidos e felizes”
Para a então Coordenadora do TJC pela AMATRA IV, juíza do Trabalho Aline Veiga Borges (foto), a avaliação dos dois últimos anos em que esteve à frente do programa pela Associação é a de que todos ganham com as práticas desenvolvidas. “Certamente, nós, participantes, saímos mais fortalecidos e felizes por fazer parte deste tipo de ação que leva o acesso à cidadania”, assegura a magistrada.
Uma alegria que também foi manifestada pelos alunos da Afaso: no término da culminância, eles ofereceram aos “mestres” porta-retratos – pintados à mão pelos próprios jovens – nos quais constavam fotos do grupo e dos integrantes do TJC. Pela 4ª Região, foram homenageados a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Mattos, o desembargador Gilberto Souza dos Santos e as juízas Aline Veiga Borges, Luciane Cardoso Barzotto (responsável por fazer a indicação da Afaso para participar do TJC), Maria Silvana Rotta Tedesco e Marina dos Santos Ribeiro.

 Saiba mais

– Na data, a turma de adolescentes da Afaso recebeu o certificado de conclusão do curso “Extensão em Cidadania e Fraternidade: Direitos e Deveres”.

– O curso é aprovado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi realizado por meio de parceria entre a AMATRA, TRT-RS e Grupo de Estudos Direito e Fraternidade da UFRGS.

– Foram três encontros presenciais na sede da Afaso, no bairro Bom Jesus, com a participação de juízes do Trabalho e integrantes do Grupo de Estudos Direito e Fraternidade. Neles, os jovens (e também seus pais) participaram de aulas sobre direitos e deveres básicos dos trabalhadores, contrato de aprendizagem, estágio, trabalho do menor, assédio moral, acidentes do trabalho, saúde do trabalhador e prevenção, entre outras abordagens.

– Existente desde 2004, o TJC é uma iniciativa que leva os juízes do Trabalho (e convidados) às escolas para participar de encontros com professores, alunos e pais. O princípio do programa é acreditar que o acesso à informação pode realmente contribuir para o pleno exercício da cidadania.

– A culminância é o encontro final em que as crianças e os adolescentes da instituição envolvida apresentam de forma artística (por meio de peças de teatro, músicas, danças, maquetes e cartazes) aquilo que foi assimilado durante a aplicação do TJC.

Fotos: Inácio do Canto da Rocha Filho (TRT-RS)

Compartilhamento