Notícias

Nota de pesar

A AMATRA IV comunica, com pesar, o falecimento da Juíza do Trabalho aposentada Maria Aparecida Cruz de Oliveira, aos 78 anos.

O falecimento ocorreu em 09/12/2022. A cerimônia de despedida foi realizada na cidade de Ibiraci (MG).

A magistrada deixa o marido Antônio Machado de Oliveira (juiz do Trabalho aposentado), os filhos Carlos e Yara e ainda os netos Matheus e Leonardo.

A Associação estende sua solidariedade à família e amigos.

Natural de Ibitinga/SP, a magistrada ingressou na Justiça do Trabalho da 4ª Região no ano de 1982.

Em 1986, foi promovida ao cargo de juíza Titular de Vara do Trabalho.
Exerceu a titularidade da Vara do Trabalho de Santo Ângelo, de agosto a dezembro de 1986, e da Vara do Trabalho de Ijuí, de dezembro de 1986 a julho de 1995.

A juíza integrou a diretoria da AMATRA IV em duas oportunidades: nas gestões 1996/1998 e 1998 e 2000.

Aposentou-se em julho de 1995.

“A Justiça do Trabalho era sua verdadeira vocação e ela amava tudo o que fazia” .

Conforme relembra a filha Yara, a juíza era uma apaixonada pela magistratura do Trabalho.

Determinada e comprometida, enfrentou com altivez os desafios impostos pela carreira. Exemplo disso ocorreu quando foi designada, como juíza substituta, para jurisdicionar em uma tradicional cidade do interior gaúcho. Na época, havia pressão de operadores do Direito no sentido de que fosse evitada a nomeação de uma juíza e de um “estrangeiro” ao cargo de magistrado do Trabalho.
Coube a ela, mulher e paulista, superar as dificuldades impostas.

“Na saída dessa Vara do Trabalho, foram muitas as homenagens que minha mãe recebeu da comunidade local. Houve o reconhecimento público pela seriedade e equilíbrio com que ela desempenhava as suas funções”, refere a filha.

Yara também recorda, com carinho, da fase em que, ainda criança pequena, acompanhava a mãe na rotina de trabalho de uma juíza atuante no interior.

“Ela ficava me mostrando os processos, falava sobre as peculiaridades da jurisdição e eu entendia tudo. A paixão dela me levou a cursar Direito”, assegura.

Compartilhamento