Notícias

AMATRA marca presença na posse da presidente do STF

A Associação participou da posse da nova presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, nesta segunda-feira, 12/9. Na data, o presidente Márcio Lima do Amaral representou a entidade.

Para o juiz, a ascensão da ministra ao cargo máximo do Supremo é muito significativa para a magistratura e suas entidades representativas.
“A Ministra Rosa é exemplo de dedicação e competência em toda a sua carreira. Falo por ser testemunha desse fato, já que, ao ser aprovado no concurso para magistrado, há mais de 20 anos, tive a honra de ter sido colocado sob a sua coordenação, então Corregedora do TRT da 4ª Região.

Muito orgulha a Associação e toda a comunidade judiciária gaúcha que uma mulher associada à AMATRA IV, juíza do trabalho, oriunda do nosso Tribunal, tenha alcançado a mais alta função do Poder Judiciário brasileiro. Temos a certeza de que o mandato será de sucesso, excelência, e com um olhar especial para a justiça social”, refere o dirigente.

Saiba mais

  • No seu discurso de posse, a nova presidente da Corte máxima brasileira salientou a reverência incondicional à autoridade suprema da Constitução e às leis da República. Frisou também a sua crença inabalável na superioridade ética e política do Estado Democrático de Direito.
    O respeito ao dogma fundamental da separação de poderes e a rejeição aos discursos de ódio também foram pontuados pela magistrada.
    A presidente do STF citou ainda a sua certeza de que sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes – e sem imprensa livre – não há democracia.
    “Vivemos tempos verdadeiramente pertubadores e de maniqueísmos indesejáveis e o STF não pode desconhecer essa realidade”, discorreu a ministra, lembrando ainda que o próprio Supremo tem sido alvo de ataques injustos e reiterados. Ataques esses que querem colocar na Corte a pecha de um mal compreendido ativismo judicial, postura adotada justamente por parte de quem desconhece o texto constitucional e ignora as suas atribuições advindas da Constituição. Carta Magna que “nós, juízes e juízas , juramos obedecer”, assegurou.
  • Ainda em seu pronunciamento, Rosa Weber fez uma saudação carinhosa à AMATRA IV e à Anamatra, distinção que muito orgulha as entidades, para as quais a Ministra associada sempre foi referência de conduta.
  • Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, ao qual chega após 46 anos de carreira na magistratura. O ministro Luís Roberto Barroso foi empossado como vice-presidente.
  • Gaúcha de Porto Alegre, Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e desembargadora do TRT-RS de 1991 a 2006. Presidiu o TRT gaúcho no biênio 2001/2003. De 2006 a 2011, foi ministra do TST, até ser nomeada para o STF, onde tomou posse em 19/12/2011. Também presidiu o TSE de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos.
  • A ministra Rosa Weber conta com três magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região em sua equipe: a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez e os juízes do Trabalho Ricardo Fioreze e Tiago Mallmann Sulzbach. Eles são juízes auxiliares da Presidência do CNJ.

*Com informações da imprensa do STF

Compartilhamento