Notícias

AMATRA IV participa do seminário do CNJ ‘Mulheres na Justiça’

A vice-presidente da AMATRA IV, Adriana Kunrath, participou do seminário “Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ nº 255/2018”. A magistrada integrou o encontro na qualidade de representante da Comissão Permanente Anamatra Mulheres.
A Coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, juíza Mariana Lerina, representou o Tribunal gaúcho na atividade.

O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, nos dias 17 e 18/11.

No segundo dia da programação, a vice-presidente da AMATRA foi facilitadora da oficina sobre a participação feminina em tribunais.

“Com palestras e atividades incríveis, esse evento sinaliza que vivenciamos novos tempos dentro do Poder Judiciário. Tempos de reconhecimento da imprescindível participação das mulheres e da necessidade de olhar atento à condição de gênero”, refere a magistrada.

“Sabemos que ainda são grandes os desafios, contudo, nosso trabalho voltado à mudança de paradigma está construindo a trajetória que se faz necessária”, salienta.

Saiba mais
O seminário foi aberto pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Em sua fala, a ministra enfatizou que a presença de mulheres em todas as instâncias e ramos do Poder Judiciário é exigência de uma sociedade plural e condição da efetiva representatividade das decisões judiciais.

A vice-presidente da Anamatra e presidente da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, juíza Luciana Conforti, foi palestrante na abertura do evento. Na exposição, ela abordou a urgência do Poder Judiciário se integrar à Política Nacional de Proteção de Violência contra as Mulheres, atento às violações que decorrem do trabalho.
A magistrada também trouxe ao debate a necessidade de um ‘olhar interno’, ou seja, a consideração do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Interseccional de Gênero, não só no julgamento dos processos pelo Poder Judiciário, mas também, no exame das questões administrativas, de modo que as condições e circunstâncias que impactam na carreira das magistradas tenham esse olhar de gênero.

Mais sobre o encontro em:
https://www.anamatra.org.br/imprensa/noticias/32884-seminariomulheres

Fotos: Anamatra e CNJ

Compartilhamento