Notícias

Nova administração do TST é eleita para o biênio 2022/2024

A AMATRA IV cumprimenta os ministros que foram eleitos nesta segunda-feira, 15/8, para compor a nova administração do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A eleição ocorreu em sessão extraordinária do Tribunal Pleno.

Na oportunidade, em votação unânime, o ministro Lelio Bentes Corrêa foi o escolhido para presidir a Corte e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O vice-presidente será o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, a ministra Dora Maria da Costa.

A posse dos eleitos acontecerá em sessão solene no dia 13/10.

Ao agradecer a confiança dos colegas, o ministro Lelio Bentes Corrêa disse que a votação unânime na nova gestão, mais do que a repetição de uma tradição de 81 anos de eleger os mais antigos, representa a renovação de união para os desafios que ainda estão à frente. “A Justiça do Trabalho não faltará com o nosso país, nesse momento que clama por entendimento, diálogo, sensibilidade, humanismo”, afirmou. “É aqui que os mais humildes encontram proteção contra a violação de seus direitos, que buscam acolhimento os que foram maltratados pela vida no curso de sua atividade profissional”.

Segundo o ministro, a nova gestão terá a determinação e a vontade para prosseguir na consecução do objetivo último da Justiça do Trabalho, que é a promoção da justiça social. “Não há união sem democracia, e não há democracia sem transparência”, assinalou. “É com forte crença na relevância desses três pilares que haveremos de conduzir o TST e o CSJT por esses dois anos”

Lelio Bentes cumprimentou a atual administração pelo trabalho que vem realizando, com compromisso, reconhecimento social e engajamento com as causas que a sociedade espera que sejam abraçadas pelo poder público. “Vamos dar continuidade a esse compromisso com a sociedade brasileira e a ela trazer o conforto e a proteção efetiva dos direitos humanos e essenciais”, afirmou.

O atual presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, manifestou sua confiança numa transição serena, transparente e colaborativa, “pilares essenciais de qualquer gestão”. Ao parabenizar seu sucessor, lembrou a carreira do ministro Lelio Bentes Corrêa, que ocupou diversas posições, inclusive em organismos internacionais, e chega à cadeira 19 anos depois da sua posse no TST.

Leia outras informações em: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/tst-elege-ministro-lelio-bentes-corr%C3%AAa-para-a-presid%C3%AAncia%C2%A0

Foto: TST

Compartilhamento