Notícias

AMATRA IV e Polícia Federal firmam parceria para combate aos crimes de falsidade documental e testemunhal

 

Na tarde de 6/6, o presidente da AMATRA IV, juiz Rodrigo Trindade, reuniu-se com o novo superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Ricardo Saadi. O encontro teve por objetivo apresentar a Cartilha de Combate à Falsidade Documental e Testemunhal e afinar procedimentos para repressão e punição de práticas criminosas.
A Cartilha foi produzida pela Associação, como resultado de encontro anterior com a PF. A publicação traz diversas orientações de procedimentos aos juízes, tanto para identificação, como encaminhamento de pedidos de providências, sempre que houver averiguação de indícios de crimes.
Segundo Trindade, “o combate a ilícitos penais, especialmente apresentação de documentos adulterados e falsos testemunhos, é problema que precisa ser resolvido, identificando os poucos operadores que descumprem obrigações de condução processual ética”. Para tanto, afiançou firme disposição da magistratura em auxiliar nas investigações de crimes perpetuados no âmbito das relações de trabalho e durante processos trabalhistas.
O delegado Saadi informou que a Polícia Federal se preocupa com as práticas e pretende realizar atividades investigativas específicas. Conforme o superintendente, a AMATRA IV tem legitimidade na atuação e é essencial o comprometimento da magistratura trabalhista no envio de informações sobre indícios de práticas criminosas.
Para harmonização de procedimentos, a Cartilha será encaminhada a todos os delegados da Polícia Federal atuantes no Rio Grande do Sul.
Também participaram do encontro o Delegado Regional Executivo da PF, Farnei Franco Siqueira, e, a convite da AMATRA IV, o advogado Andrei Schmidt.

 

 

 

Clique no link e leia a Cartilha na íntegra.
https://www.amatra4.org.br/publicacoes/imprensasub/1234-amatra-iv-lanca-publicacao-sobre-a-falsidade-documental-e-testemunhal-na-justica-do-trabalho

Compartilhamento