Notícias

Noite na Amatra IV tem descerramento de foto e confraternização em evento da Justiça do Trabalho

Juízes de comarcas do interior gaúcho que participam da Jornada Institucional no TRT-4 acompanharam homenagem a ex-presidente da Amatra IV

Em uma noite festiva de homenagem e de confraternização, a sede da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Quarta Região (Amatra IV), em Porto Alegre (RS), recepcionou, em um coquetel, colegas das comarcas do interior do Rio Grande do Sul que vieram acompanhar a Jornada Institucional, iniciativa promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJUD-4).

Com o tema “Ética, Integridade e Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho”, o evento propõe uma reflexão sobre os desafios éticos enfrentados pela magistratura diante das transformações tecnológicas e sociais da nova era digital por meio de conferências, painéis temáticos, grupos de discussão e oficinas práticas. Na oportunidade, também foi feito o descerramento da foto do ex-presidente da Amatra IV, juiz Rodrigo Trindade de Souza.

Rodrigo presidiu a Amatra IV no período 2016-2018. O juiz definiu o descerramento da foto na galeria de ex-presidentes, bem como a presença de familiares e colegas, como um momento emocionante. “Porque a gente lembra de períodos difíceis, complicados, mas também de períodos muito felizes, onde pudemos conviver com colegas e, acima de tudo, ter tido a honra de presidir esta associação”, ressaltou.

Entre as realizações da gestão, Rodrigo citou a construção do prédio sede da Amatra IV, bem como o início das discussões sobre a reforma trabalhista. “Nós recebemos primeiramente um projeto de reforma trabalhista em 2016, 2017, e já naquele momento percebemos os problemas que adviriam dela. E fizemos uma grande campanha de conscientização, de informar a população de que a reforma trabalhista proposta não seria a melhor forma de organizar o mundo do trabalho. E hoje, dez anos depois, infelizmente percebemos que tínhamos razão”, concluiu. O ex-presidente da Amatra IV deu como exemplos a precarização das relações trabalhistas bem como as reduções de postos de trabalho e de arrecadação previdenciária provocadas pelo modelo de reforma que acabou sendo aprovado pelo Congresso Nacional em 2017.

Já o presidente da Amatra IV, Tiago Mallmann Sulzbach, afirmou que é sempre importante inaugurar fotografias de ex-presidentes. “É um momento que fica cristalizado na história, um momento de dois anos que cada presidente deixa a sua marca, deixa o seu registro, as suas atitudes, as suas ações e a sua dedicação em prol do coletivo”, definiu.

Tiago acrescentou que com o ex-presidente Rodrigo Trindade de Souza não foi diferente, enfatizando que foi um período desafiador, sobretudo pela construção da atual sede da associação, além dos intensos debates junto à sociedade referentes à reforma trabalhista, e que a homenagem foi “mais que merecida”.

Foto: Érika Ferraz/ComEffective
Texto: Artur Chagas/ComEffective

Compartilhamento