Estudantes visitam sede da Justiça do Trabalho gaúcha e conhecem rotina do tribunal

Atividade integra ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) que abre as portas para alunos
Foi com uma descontraída foto no centro do Plenário Milton Varela Dutra, com as desembargadoras e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que estudantes de Sapiranga (RS), encerraram uma visita à Justiça do Trabalho. O passeio faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), coordenado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).
Cerca de 40 alunas e alunos do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna, do 8° e 9° anos, visitaram as dependências da Escola Judicial, do Foro Trabalhista e do Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. A aluna Emily Emanuele Cardoso da Silveira registrou sua emoção. Ansiosa por poder acompanhar uma sessão do Tribunal Pleno, a estudante ressaltou a importância de conhecer a Justiça e as leis. “Porque se eu não conheço as minhas leis, eu não vou conseguir enxergar o meu mundo. Não sei se vão estar burlando as leis para mim”, justificou.
A visita começou na Escola Judicial, onde os alunos foram recebidos no auditório pelo Diretor, Desembargador Fabiano Holz Beserra, e pelas servidoras Camila Frigo e Roberta Liana Vieira. O Presidente da Amatra IV, Juiz Tiago Mallmann, também esteve presente para dar as boas-vindas ao grupo. O servidor Ênio José Rockenbach Júnior explicou o funcionamento da Direção do Foro e em seguida os alunos foram acompanhados às salas de audiência, onde foram recebidos pelas Juízas Daniela Pereira Meister, Candice Von Reisswitz, Márcia Mucenic e Carolina Costa.
Na sequência, todos visitaram a sede do TRT, iniciando pelo tradicional acolhimento da Juíza Luciana Stanke, junto ao Cejusc. Nos gabinetes foram recebidos pelo Desembargador Fernando de Moura Cassal e pela Juíza Convocada Ana Ilca Saalfeld. Além das áreas destinadas à prestação jurisdicional, os jovens ainda conheceram a sala de monitoramento, de onde é possível acessar as câmeras de segurança de todos os foros trabalhistas do estado.
Por fim, o grupo teve a sorte de a visita coincidir com o dia de uma Sessão do Tribunal Pleno, oportunidade para ver todos os desembargadores, “que os receberam calorosamente”. O Presidente Desembargador Ricardo Martins Costa fez uma saudação, inclusive aos representantes da OAB que acompanharam a visita: Presidente da Seccional da OAB de Sapiranga, Dra. Aline Fernandes, Vice-presidente, Dr. Jacson Sausen, e a Presidente da Comissão do Direito do Trabalho, Fátima Teresinha Leão.
A magistrada Coordenadora Regional do TJC, juíza do Trabalho Aline Fagundes, ressaltou que essa edição do programa foi realizada em parceria com a seccional de Sapiranga da Ordem dos Advogados do Brasil. Também pontuou que o projeto atende, normalmente, entre 20 e 50 alunos por escola e, neste semestre, sete escolas foram atendidas. “Mas, no semestre passado, por exemplo, somente na Escola José Generosi de Caxias do Sul foram atingidos 500 alunos, desde os pequeninos do primeiro ano do Ensino Fundamental I até o final do Ensino Médio, um trabalho de grande porte. E isso só foi possível porque Caxias é uma cidade que tem um foro maior e um número maior de juízes que se revezaram de forma muito engajada como voluntários para as aulas”, explicou.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é um projeto de educação e cidadania que leva conhecimentos básicos sobre direitos trabalhistas, justiça social e valores de Direitos Humanos a estudantes e comunidades, buscando aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade e promover o exercício consciente da cidadania.
Texto e foto: Ieda Risco/ComEffective