Culminância do Programa TJC destaca protagonismo estudantil em Caxias do Sul

Atividade realizada no Colégio Polyuni reuniu jovens do Ensino Médio em apresentações sobre cidadania, direitos e deveres do trabalhador e valores humanos
O programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) promoveu nesta segunda-feira, 27 de outubro, mais uma edição da atividade da Culminância, quando alunos de uma escola apresentam trabalhos de conteúdos relacionados aos temas de Cidadania, Direito e Deveres do Trabalhador e Direitos Humanos. O TJC é uma iniciativa nacional da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), coordenado no Rio Grande do Sul pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Quarta Região (Amatra IV) e inclui atividades como palestras, oficinas, distribuição de cartilhas didáticas e visitas de alunos à Justiça do Trabalho.
A atividade da Culminância ocorreu em Caxias do Sul (RS), no Colégio Polyuni, instituição de Ensino Médio de Alto Desempenho, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. A diretora da escola, Alexandra Cemin, destaca o apoio diferenciado recebido pelos alunos. “Se o jovem é talentoso, temos empresários que os mantêm aqui na escola. Então esses jovens passam por todo um processo seletivo para acesso ao programa bolsa social, onde precisam se enquadrar na renda per capita estipulada. Esses alunos têm super habilidades ou superdotação. Então, são jovens que precisam transformar esse potencial em algo positivo. Além de toda a infraestrutura universitária, eles têm acesso a laboratórios e professores com mestrado, doutorado e pós-doutorado, todos altamente qualificados”, ressalta.
A escola possui três laboratórios, Física, Química e Biologia. “Além de todas as disciplinas curriculares os alunos têm o auxílio de um professor extra que os ajudam a se desenvolver em outras áreas. Alexandra enfatiza a conexão dos alunos com os conceitos de justiça e cidadania. “O TJC caiu como uma luva para eles, porque, além de já fazerem a preparação para o mercado, passam a olhar o processo também com o viés da justiça, de como a justiça trabalha os problemas que poderiam ter sido evitados. Ou seja, todos esses conceitos servem para aperfeiçoar ainda mais os cidadãos que estamos formando”, pondera.
Já a juíza Ana Júlia Fazenda Nunes, titular da 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, e que coordena as atividades do TJC no município, fez um paralelo com a Culminância anterior, ocorrida na Escola José Generosi, em maio passado. “O projeto de agora me pareceu interessante porque ele é o oposto do outro. O da Escola José Generosi envolveu todas as turmas do Fundamental e Médio, em torno de 500 crianças. Agora, a proposta da escola em si é diferente, o objetivo deles é o empreendedorismo, mas mesmo assim a maioria vem de escolas públicas e muitos com bolsas de estudos”, analisa.
Ana Júlia observa que esses alunos têm o viés do mercado de trabalho no horizonte, sendo assim, a ideia foi dar essa oportunidade para um outro nicho de estudantes. O TJC no Colégio Polyuni começou em agosto passado e envolveu três turmas do Ensino Médio com conceitos relativos aos Poderes da República, Cidadania, Direitos e Deveres dos Trabalhadores, Saúde e Segurança. “Portanto, a proposta do TJC vem complementar, com conceitos jurídicos, a filosofia da própria escola de formar alunos diretamente para o mercado de trabalho”, conclui.
Por fim, a coordenadora regional do TJC, juíza do Trabalho, Aline Fagundes, salienta que essa Culminância, de fato, foi diferente. “Todas as Culminâncias são muito emocionantes e gratificantes porque conseguimos enxergar nos alunos um retorno do nosso ensinamento. Isso é realmente, como o próprio nome sugere, a Culminância, é a nossa retribuição”, reitera.
Aline explica que o que tornou a atividade especial no Colégio Polyuni foi o fato de o estabelecimento ter um perfil diferente do que o TJC vinha trabalhando até então. “Sempre procuramos escolas de maior risco social justamente por entender que nestes casos haverá a tendência de um maior número de trabalhadores que precisam estar suficientemente esclarecidos para jamais serem vítimas de nenhum tipo de exploração”, compara.
Já no Colégio Polyuni, o TJC estima, pelo perfil da escola, que haverá um número maior de empresários, até por serem alunos de uma outra realidade. “E, com certeza, precisamos fazer com que eles enxerguem a importância de todos esses direitos, da valorização da condição humana, da qualidade do trabalho saudável e decente. Então, a ideia de multiplicação de bons valores tem uma importância substancial em uma escola como essa”, afirma.
A coordenadora regional do TJC elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Os alunos mostraram trabalhos importantíssimos, conseguiram de uma forma concisa trazer os tópicos mais importantes. Os alunos do terceiro ano ainda tiveram a criatividade de associar os temas com as necessidades deles visando o Enem, o que configura a inteligência do bom aproveitamento do trabalho. Então, a gente mais uma vez conseguiu coletar muito mais do que veio entregar”, conclui.
Texto: Artur Chagas/ComEffective
Foto: Érika Ferraz/ComEffective