Notícias

Parceria promove Natal especial às crianças da Escola Afonso Guerreiro Lima

Ação da Amatra IV garante festa, presentes e momentos emocionantes para turmas do Jardim e 1º ano do Ensino Fundamental

Duas turmas do Jardim e quatro do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, no bairro Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre, terão um Natal mais animado este ano. Por meio de uma parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Quarta Região (Amatra IV), a festa de Natal ocorreu nesta quinta-feira, 11 de dezembro. A Escola Afonso Guerreiro LIma é uma das participantes do programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC).

O TJC, coordenado pelas juízas da Amatra IV, Carolina Costa, Marina Ribeiro e Aline Fagundes tem a proposta de levar às salas de aula conhecimentos relacionados a direitos e deveres dos trabalhadores, bem como valores da cidadania e direitos humanos aos jovens dos ensinos Fundamental e Médio. Os alunos, da faixa etária de 7 anos de idade, da Escola Afonso Guerreiro Lima escreveram cartas para o Papai Noel e os pedidos foram distribuídos a juízas e juízes.

Foi uma festa animada com a presença de aproximadamente 100 crianças que receberam presentes e lanches doados pela Amatra IV. O momento de descontração e festa culminou com a chegada do Papai Noel, representado pelo presidente da Amatra IV, Tiago Mallmann Sulzbach, que distribuiu os presentes e tirou fotos com cada criança.

Para Tiago este momento sempre é especial. “O programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem esse efeito de levar para as escolas um pouquinho de alegria também, um pouquinho de orientação, a gente ensina lições básicas de cidadania, sejam para os alunos como para os professores, e nesse momento de culminância a gente faz o Natal das Crianças, que é sempre muito gratificante”, revela.

Já a coordenadora da Escola de Jovens e Adultos (EJA) na Afonso Guerreiro Lima, Elisabete Guedes, reforçou que o processo começa com as cartinhas ao Papai Noel que são arrecadadas e distribuídas internamente na Amatra IV. “A Amatra que foi responsável. A escola providenciou as cartinhas com as crianças. Os professores fizeram as cartinhas, separamos por turmas e enviamos para a coordenação do TJC que distribuiu as cartas entre as juízas e juízes”, explica.

Elisabete destacou que a experiência é sempre emocionante. “Porque a gente não tem noção do quanto as crianças se alegram com coisas às vezes simples. E, para nós, não é esforço ver uma criança feliz, não tem cansaço que nos supere”, conclui. Na ocasião, Elisabete recebeu das mãos do “Papai Noel” Tiago Sulzbach o certificado de participação da Escola Afonso Guerreiro Lima no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em 2025.

Texto: Artur Chagas/ComEffective
Foto: Érika Ferraz/ComEffective

Compartilhamento