Notícias

Galileu, sistema de IA do TRT-RS, apoia 40% das decisões de 1º grau no Estado

Ferramenta desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Linova) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) foi apresentada na 6ª reunião ordinária do Coleprecor, em 27 de agosto de 2025, em Brasília

O sistema Galileu, desenvolvido pelo Linova do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e pela Setic, foi destaque na 6ª reunião ordinária do Coleprecor, realizada em 27 de agosto de 2025, em Brasília. A apresentação ficou a cargo do juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade de Souza, que também coordena o Linova e presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) entre 2016 e 2018.

O Galileu utiliza inteligência artificial generativa e está em uso oficial desde março no Rio Grande do Sul. A ferramenta faz leitura automática das petições iniciais e contestações, identifica os pedidos e apresenta resumos e sugestões de subsídios para elaboração de minutas de sentença. Segundo o TRT-RS, 40% das decisões de primeiro grau no Estado já contam com apoio do sistema, resultado que reforça a posição da Justiça do Trabalho gaúcha como referência em inovação tecnológica.

De acordo com o tribunal, a adoção da ferramenta representa ganhos de eficiência e qualidade, além de liberar magistradas e magistrados para se dedicarem à atividade intelectual e decisória. A 6ª reunião ordinária do Coleprecor reuniu presidentes e corregedores de tribunais regionais trabalhistas de todo o país para debater iniciativas de modernização e boas práticas da Justiça do Trabalho.

Texto: Artur Chagas/ComEffective
Fonte: Coleprecor

Compartilhamento