Notícias

Presidente da Amatra IV participa de programa que debateu judicialização crescente no país

Programa Ponto de Conexão discutiu relação entre Poderes após proposta da União de aumentar alíquota do IOF ser barrada no Congresso

O presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da Quarta Região (Amatra IV) Tiago Mallmann Sulzbach, participou do programa Ponto de Conexão, da Rede RS, nesta segunda-feira, 7 de julho. A atração discutiu a crescente judicialização no país onde, com pouco diálogo, os processos judiciais vêm assumindo cada vez mais protagonismo.

O presidente da Amatra IV observou que o Poder Judiciário só age quando provocado. Neste sentido, segundo Tiago, vale refletir sobre os motivos que têm levado o Judiciário a ser tão demandado pela sociedade. “A rigor, o Poder Judiciário não está invadindo atribuições de outros poderes, mas atuando onde os outros poderes, por alguma razão, se fazem ausentes. O ideal seria que impasses nas áreas trabalhistas, de saúde, entre outras, não precisassem de intermediação da Justiça”, ponderou.

O debate focou também no atual impasse entre União e Congresso Nacional com relação ao aumento de alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) proposto pelo governo federal.

A União tenta elevar a arrecadação através do IOF, mas o Congresso, alegando prejuízos às empresas e à sociedade, derrubou os decretos que implementavam o aumento. Com isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado e irá mediar a situação. Para isso, convocou uma audiência de conciliação entre os 2 poderes.

Tiago Mallmann ressaltou que, no geral, tem ocorrido um aumento do uso do mecanismo da conciliação em todas as esferas do judiciário, sendo essa uma iniciativa avançada e que tem se mostrado mais efetiva do que uma sentença. “No caso do IOF, tanto Executivo quanto Legislativo estão amparados pela Constituição Federal. Neste caso, ocorrerá a mediação do Judiciário que, por sorteio, será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes”, concluiu.

Apresentado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho, o programa contou também com o advogado trabalhista Gilberto Herschdorfer, com o advogado e escritor Antônio Carlos Côrtes e com o jornalista Júlio Ribeiro.

Texto e Foto: Artur Chagas/ComEffective

Compartilhamento