Notícias

Grupo pede apoio para a criação de novas varas da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul


Senadora Ana Amélia solicitou que representantes sejam recebidos no Conselho Nacional de Justiça.
Representantes do Tribunal Regional do Trabalho, de prefeituras e da Ordem dos Advogados do Brasil estiveram reunidos com a senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta segunda-feira (21), para pedir apoio à criação de novas varas da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Seis municípios – Capão da Canoa, Marau, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Tramandaí e Porto Alegre (com duas varas) – serão beneficiados, caso o projeto seja aprovado.

Após o encontro, Ana Amélia encaminhou à ministra do Tribunal Superior do Trabalho e integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Cristina Peduzzi, pedido para que os representantes dessas cidades sejam recebidos. É necessário um parecer do CNJ para autorizar que o projeto de criação das sete varas seja enviado ao Congresso.

A progressista gaúcha recebeu o grupo no Senado e ouviu que já existem postos avançados da Justiça do Trabalho nessas cidades. Os representantes também destacaram a importância do juiz morar no município onde toma as decisões, conhecendo melhor as origens das questões trabalhistas a partir da convivência permanente naquela sociedade.

A senadora destacou que considera importante a Justiça descentralizar o atendimento, pois amplia o acesso da população aos seus direitos. Ana Amélia também convidou o senador Pedro Simon (PMDB-RS) para que conhecesse a reivindicação e ajudasse a fortalecer o pedido por agilidade no trâmite do processo no CNJ.

Além dos dois senadores, participaram do encontro o diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Luiz Fernando Taborda Celestino, e os juízes do trabalho Daniel Souza de Nonohay, Marcelo Bergmann Hentschke, Paula Silva Rovani Weiler e Silvana Martinez de Medeiros. Também estavam presentes o presidente da subseção de Nova Prata da Ordem dos Advogados do Brasil, Gustavo Bodanese Prates, a conselheira secretária-geral adjunta da seccional do Rio Grande do Sul da OAB, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

Ainda participaram da reunião três representantes de Marau, município que pode receber uma vara da Justiça do Trabalho: o vice-prefeito , Odolir Bordin, o diretor-geral de Segurança, Meio Ambiente e Trânsito, Felipe Fontanella, e o advogado representante da seccional de Marau da OAB, Lorileno Cerato Reveilleau.

Tecnologia da informação

No mesmo encontro, também foi pedido apoio da senadora para o PLC 77/2013, que dispõe sobre a criação de 43 cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, na área de tecnologia da informação. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aguardando designação de relator. Como não faz parte dessa comissão, Ana Amélia pediu ao senador Pedro Taques (PDT-MT), integrante da CCJ, que tente agilizar a tramitação do projeto.

Fonte: www.anaamelialemos.com.br

Compartilhamento