Notícias

“Lugar de criança é na infância”: campanha contra o trabalho infantil

A AMATRA IV é parceira do TRT-RS na nova campanha de combate ao trabalho infantil. A iniciativa também conta com o apoio do MPT-RS.

Na busca de ampliar o diálogo com a população sobre o tema, o Tribunal do Trabalho organizou um estande dentro da Feira da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre, localizada no BarraShoppingSul. No espaço, é feita a distribuição de material informativo sobre o trabalho infantil e, além disso, os interessados recebem diversos esclarecimentos sobre os trágicos resultados dessa prática para toda a sociedade. A AMATRA IV forneceu material gráfico sobre direitos trabalhistas voltado ao público infantil.

Em 31/5, o presidente da Associação, Márcio Lima do Amaral, participou da inauguração do estande que segue no local até amanhã (3/6).

A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho.

Na 1ª imagem, a juíza Carolina Gralha, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho da 4ª Região, e o presidente Márcio Amaral.
“Lugar de Criança é na Infância” e “#Chega de Trabalho Infantil”, são alguns dos lemas da campanha.

Saiba mais

Em 2019, o Brasil tinha 1,8 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O número representa 4,6% desta população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Trabalho das Crianças e Adolescentes, do IBGE.

Conforme estudo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), também de 2019, quase 84 mil crianças e adolescentes eram trabalhadores infantis domésticos no Brasil. Condições de trabalho condenáveis, com baixa remuneração ou até mesmo sem nenhum rendimento é o retrato da realidade que atinge essas crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Fotos: TRT-RS

Compartilhamento