Notícias

OUTUBRO ROSA: UMA CONVOCAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE

POR ALINE VEIGA BORGES
JUÍZA DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Quando me pediram para escrever um texto para o Outubro Rosa, sobre a importância da prevenção, eu pensei que não teria muito a dizer. Afinal, a ciência evoluiu bastante, mas não há fórmula infalível para evitar o câncer. Ter alimentação saudável, uma rotina de exercícios físicos, dormir bem, evitar estresse e sobrepeso, não fumar e não beber são excelentes receitas para prevenir enfermidades, inclusive o câncer, porém não há garantia de que um estilo de vida saudável vai evitar a doença.

No entanto, o objetivo do Outubro Rosa é estimular as pessoas, especialmente as mulheres, a buscar o diagnóstico precoce.

Segundo dados do INCA*, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Excluídos os tumores de pele não melanoma, ele é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023/2025 foram estimados 73.610 casos novos (taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres).

Esses números alarmantes não podem nos paralisar, e sim devem nos impulsionar para o autocuidado, que inclui não só uma rotina de vida saudável, como também o diagnóstico precoce. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem 95% de chance de cura.

Ter um diagnóstico de câncer de mama não é sentença de morte, e sou exemplo disso. Com 31 anos, percebi um nódulo na mama e imediatamente busquei atendimento médico. A minha agilidade foi crucial para um bom prognóstico. Apesar de ser um câncer, o estágio inicial e as características do tumor permitiram que meu tratamento fosse basicamente cirúrgico e medicamentoso, sem precisar de quimioterapia ou radioterapia. Dez anos depois, um novo tumor, na outra mama, mas também diagnosticado precocemente em exame de rotina, demandou apenas tratamento cirúrgico, sem outras intervenções.

Assim, neste Outubro Rosa, e nos demais meses, sinta-se convocada(o) a se cuidar: vá ao médico, faça regularmente seus exames, não tenha medo do diagnóstico. Quanto antes você se descobrir doente, antes você vai se curar.

*Instituto Nacional do Câncer.

Compartilhamento