Notícias

Magistradas participam de atividades relativas à conscientização sobre o Transtorno Autista

Conforme estabelecido pela ONU, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. Na data, diversas atividades realizadas pelo mundo afora buscam promover um diálogo intenso com autoridades, imprensa e população a respeito do Transtorno Autista.

Conforme estabelecido pela ONU, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. Na data, diversas atividades realizadas pelo mundo afora buscam promover um diálogo intenso com autoridades, imprensa e população a respeito do Transtorno Autista.

Ciclo de palestras

A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rosa, Raquel Nenê Santos, é umas das magistradas atuantes na importante causa da conscientização. Neste sentido, há vários anos, ela coordena e participa de ações relativas ao tema. Em 2016, na cidade de Santo Ângelo, a colega e os professores e pais, Fernando Benedetti e Andrea Compassi Benedetti, organizaram um ciclo de palestras voltadas à Rede Municipal de Educação. A ação foi efetuada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e contou com exposições da fonoaudióloga Carla Iuva Bortolini, da psicopedagoga e psicomotricista Luciana Cordoni da Veiga, além de palestras de professores da área da educação física e depoimentos de pais. “Nossa ideia foi trabalhar este primeiro olhar, do professor do ensino fundamental, e ainda expor a relevância da educação inclusiva para os autistas. Com isso, buscamos fomentar uma profunda reflexão sobre as particularidades da síndrome e no tocante à importância da atuação destes profissionais”, esclarece a juíza. A conferência de encerramento (foto) realizou-se na Universidade Regional Integrada (URI) e ficou a cargo de Berenice Piana, mãe de autista e ícone nacional da luta pelos direitos dos autistas. A palestrante é autora da Lei 12.764/12 que trouxe inúmeras conquistas aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.Palestra de Berenice Piana em Santo Ângelo

Semana da Conscientização do Autismo

Também recentemente atua pela causa a juíza Fabiana Gallon, titular da 2ª Vara do Trabalho de Uruguaiana. Neste sentido, a magistrada idealizou a Semana da Conscientização do Autismo, atividade desenvolvida pela primeira vez na cidade de São Gabriel. A ação iniciou com uma caminhada pelas ruas do município no dia 02 de abril (foto), que reuniu mais de 100 pessoas da comunidade, incluindo médicos, vereadores, juízes, entre outras autoridades. Destaque ainda para a palestra do chileno Miguel Higuera Cancino acerca do tema Atravessando as Barreiras do Autismo. O evento contou com grande público, ao todo 317 participantes, que presenciou uma exposição ímpar, já que se trata de profissional que auxilia crianças com transtorno no desenvolvimento há quase trinta anos. O conferencista, que é fonoaudiólogo e psicopedagogo, além de mestreem Educação Superior e especialista, também é autor dos livros Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação e Meu Filho não Fala, onde relata sua trajetória como profissional e pai de criança autista com grau severo. “Seja na parte operacional ou financeira, contamos com o total apoio da população gabrielense para tornar esta campanha uma realidade. Além da palestra voltada às formas de comunicação com a criança autista, e sua inclusão na família e na escola, conseguimos subsidiar atendimentos gratuitos pelo palestrante a famílias carentes com filhos autistas em grau severo. Estas consultas proporcionaram momentos de muita emoção, permitindo que crianças não verbais se comunicassem de outras formas com seus pais e familiares”, assegura a juíza Fabiana.   

Caminhada em São GabrielCaminhada São Gabriel

 

Fotos: Divulgação

Compartilhamento