Notícias

Proposição contínua para o diálogo é uma das metas do novo presidente da AMATRA IV

Com salão lotado e em cerimônia prestigiada por ministros de Tribunais Superiores, desembargadores, juízes, advogados, representantes de entidades de classe e da sociedade civil, a nova diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) tomou posse na noite de 17/6, na Sociedade Libanesa, em Porto Alegre. Na data, o juiz do Trabalho Rodrigo Trindade de Souza assumiu a presidência da entidade para administrá-la no biênio 2016/2018.

Em sua primeira manifestação no cargo, o juiz referiu ter absoluta consciência de que a presidência da AMATRA IV não serve – e jamais deve servir – para engrandecimento de currículo, para vaidade pessoal e que ser presidente da Associação é representar toda a categoria: magistrados – em todos os graus de jurisdição; aposentados e ativos; titulares e substitutos; juízes da capital, da região metropolitana e interior; oriundos do quinto constitucional; removidos e permutados.


Com salão lotado e em cerimônia prestigiada por ministros de Tribunais Superiores, desembargadores, juízes, advogados, representantes de entidades de classe e da sociedade civil, a nova diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) tomou posse na noite de 17/6, na Sociedade Libanesa, em Porto Alegre. Na data, o juiz do Trabalho Rodrigo Trindade de Souza assumiu a presidência da entidade para administrá-la no biênio 2016/2018.

Em sua primeira manifestação no cargo, o juiz referiu ter absoluta consciência de que a presidência da AMATRA IV não serve – e jamais deve servir – para engrandecimento de currículo, para vaidade pessoal e que ser presidente da Associação é representar toda a categoria: magistrados – em todos os graus de jurisdição; aposentados e ativos; titulares e substitutos; juízes da capital, da região metropolitana e interior; oriundos do quinto constitucional; removidos e permutados.

Eleições diretas no Judiciário

A proposição contínua para o diálogo – que deve sempre existir num movimento associativo – foi outro aspecto destacado por Rodrigo Trindade. “Nosso primeiro e mais importante empenho é o de construção conjunta, formação de consensos na base, ouvir todas as instâncias: os associados da AMATRA IV e o conjunto de anseios da comunidade. Nosso diálogo será permanente com todos os setores: Tribunais, Executivo, Legislativo e toda a sociedade civil: órgãos de base e de cúpula”, definiu. Ao falar sobre o processo das eleições diretas no Judiciário, o presidente criticou o fato do Judiciário ser o último dos poderes republicanos que ainda não tem seus cargos de direção providos por acesso democrático. “A prática de eleição apenas por pequena parcela é incoerente com o ambiente constitucional contemporâneo e impõe à AMATRA IV a obrigação de trabalhar para democratização. Não defendemos a democracia apenas como instituição interna de nossa Associação, mas como valor a todo o Judiciário”, complementou. “O aporte de eleições diretas no nosso Regional permitirá que cada magistrado leve as demandas de sua comunidade para o processo de decisão e comprometerá a Administração com um projeto conhecido, debatido e aprovado”, defendeu.

Além de abordar em seu primeiro discurso diversos assuntos ligados às demandas da magistratura, o novo presidente da entidade ainda fez uma série de agradecimentos – oportunidade em que ex-presidentes da associação e dirigentes de entidades de classe foram mencionados. “Agradeço também ao meu pai, que não está mais aqui, mas que é o grande responsável por dois grandes ensinamentos: a dedicação ao estudo e ensinar que o valor de um homem não é medido pelo modo com que ele trata os poderosos, mas como se dirige aos mais humildes”, disse. Na sequência, o magistrado falou diretamente aos integrantes da diretoria empossada – citando que cada nome foi escolhido com convicção, confiança e certeza da competência. “Quando fiz a cada um o convite para participarmos desse desafio, jamais prometi que seria fácil. E talvez, em muitos momentos, será ainda mais difícil para vocês, porque carregarão seus encargos em acúmulo com a jurisdição (como eu tenho feito até hoje, nos últimos anos). Provavelmente passaremos por momentos difíceis, enfrentaremos nossas crises. Mas enfrentaremos sempre juntos. Quero, por fim, agradecer o apoio da minha família. E rogo pela paciência de perda de momentos valiosos de convívio que deixaremos de ter. Mas em dois anos, eu volto”, salientou Rodrigo Trindade de Souza.

Despedida

Ao deixar o cargo, o agora ex-presidente da AMATRA IV, juiz Rubens Clamer dos Santos Júnior, ressaltou que foi motivo de imenso orgulho estar à frente da AMATRA IV no ano em que ela completou meio século de luta em defesa dos direitos sociais, do Poder Judiciário Trabalhista e das prerrogativas da magistratura. “A crise política, econômica e social que atinge o nosso país exigirá de todos nós uma coesão de forças para buscarmos a manutenção dos avanços construídos a partir da histórica Constituição de 1988. Não nos calamos e tenho certeza que continuaremos a não nos calar frente a possíveis, ilegais e indevidas interferências junto ao Poder Judiciário Trabalhista. Me refiro especificamente aos cortes promovidos no orçamento da Justiça do Trabalho, que se mostraram absolutamente discriminatórios frente aos cortes dos demais Poderes da Federação”, especificou o magistrado. “Do mesmo modo, trabalhamos de maneira incansável na defesa dos pilares do Direito do Trabalho, não aceitando projetos que visam a precarização dos direitos trabalhistas, definiu.

Saiba mais

Acompanham o presidente Rodrigo Trindade de Souza na diretoria executiva da AMATRA os juízes do Trabalho Carolina Hostyn Gralha Beck (vice-presidente), Tiago Mallmann Sulzbach (secretário-geral), Márcio Lima do Amaral (diretor financeiro) e Julieta Pinheiro Neta (diretora administrativa). As secretarias da entidade serão integradas pelos seguintes magistrados: Marcos Fagundes Salomão e Jefferson Luiz Gaya de Goes (Secretaria Cultural), Adriana Kunrath e Claudia de Freitas Carpenedo (Secretaria Social), Vania Cunha Mattos e Daniel Souza de Nonohay (Secretaria de Valorização Profissional), Luiz Antonio Colussi e Gabriela Lenz de Lacerda (Secretaria de Divulgação), Eduardo Duarte Eliseu e Adriana Moura Fontoura (Secretaria de Integração Regional), Carolina Santos Costa de Moraes e Thiago Boldt de Souza (Secretaria de

 

Assistência e Bem-Estar Social), Cláudio Antônio Cassou Barbosa e Maurício Schmidt Bastos (Secretaria de Informática), Adil Todeschini e Clóvis Fernando Schuch Santos (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Atualização Legislativa), Horismar Carvalho Dias e Evandro Luís Urnau (Secretaria de Esportes), Manuel Cid Jardon e Luciana Böhm Stahnke (Secretaria de Assuntos da Cidadania). Já as coordenadorias serão compostas pelos magistrados Catharina Dalla Costa e Belatrix Costa Prado (Coordenadoria dos Juízes Aposentados), Rafael Moreira de Abreu (Coordenadoria dos Juízes Substitutos) e Aline Veiga Borges (Coordenadoria do TJC). O Conselho Fiscal terá a seguinte formação: magistrados Alcides Matté, Ary Faria Marimon Filho, Simone Oliveira Paese e Luis Carlos Pinto Gastal (suplente), sendo que a Comissão do TJC ficará a cargo das juízas: Carolina Hostyn Gralha Beck, Marcela Casanova Viana Arena, Marina dos Santos Ribeiro e Sheila dos Reis Mondin Engel.

Presenças

Diversas autoridades, representantes de associações e entidades de classe estiveram presentes na posse, entre eles, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Helena Mallmann, Cláudio Mascarenhas Brandão e Luiz Philippe Vieira de Melo Filho; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Beatriz Renck, e também o vice-presidente e o vice-corregedor da instituição, respectivamente, desembargadores João Pedro Silvestrin e Marçal Henry dos Santos; a diretora do Foro da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, juíza Eny Ondina da Silva; o diretor da Escola Judicial do TRT4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região (MPT4), Rogério Uzun Fleischmann; o representante da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Luiz Antonio Colussi; o presidente e a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), respectivamente, juiz João Ricardo dos Santos Costa e desembargadora Maria Madalena Telesca; o presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs), juiz Fábio Vitorino Mattiello, a diretora da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS (Femargs), juíza Valdete Souto Severo; o representante da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho, juiz Marcos Fagundes Salomão; o representante da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), desembargador Claudir Fidelis Faccenda; o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Sylvio Roberto Corrêa de Borba; o presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Denis Rodrigues Einloft; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS, Eduardo Caringi Raupp; o representante da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho, Gilberto Sturmer; o representante da Amatra 12 (SC), juiz Ricardo Jahn; a vice-presidente da Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho (Apejust), Claudia Safar Maranghello; a representante da OAB-RS, Regina Pereira Soares; o representante do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), Gustavo Juchen, e o gerente geral da Agência da Justiça do Trabalho da Caixa Econômica Federal, Marcelo Marimon.

Diretoria executiva da entidade é composta pelos juízes Tiago Mallmann Sulzbach, Carolina Gralha Beck, Rodrigo Trindade de Souza, Julieta Pinheiro Neta e Márcio Lima do Amaral
*Fotos de Babi Cocolichio 

 

 

 

Compartilhamento