Notícias

Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho será realizada em Porto Alegre

Nos próximos dias 24 e 25 de março, o TRT-RS receberá em sua sede a 30ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv).

A programação do evento trará ao debate a Resolução nº 432, do CNJ, que dispõe sobre as atribuições e o funcionamento das Ouvidorias. Também a atuação desses órgãos frente à Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros temas atuais e relevantes, estarão em pauta nos dois dias de encontro. (Confira a programação completa em: https://bit.ly/3pyLIZT)

Diálogo com a sociedade

“A reunião será um grande evento voltado à interlocução das Ouvidorias e ao aprimoramento do papel fundamental destas que é o de ser um canal de diálogo de todos atores e operadores do Direito com a sociedade”, destaca o desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos, atual Ouvidor do TRT gaúcho.
“Buscamos responder de forma ágil a todos os que nos procuram, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia. Estamos continuamente trabalhando com o objetivo do pronto envio de pedidos de providências às autoridades competentes. Nosso propósito é o de constante aperfeiçoamento de atuação. Assim colocamos a Ouvidoria a serviço da sociedade”, complementa o magistrado.

Em 2021, a Ouvidoria do TRT-RS recebeu mais de 2,1 mil demandas e diminuiu sensivelmente o tempo de resposta dos atendimentos. Saiba mais aqui. https://bit.ly/3HGwlEK.

Experiência positiva e transformadora

Para a Vice-Ouvidora do TRT-RS e secretária do Coleouv, desembargadora Maria Madalena Telesca, a atuação na Ouvidoria gaúcha tem sido muito positiva e transformadora. “Essa atividade despertou em mim um novo olhar sobre a própria atuação e o papel exercido pela magistratura. É onde recebemos um feedback de como o trabalho do Judiciário está repercutindo na sociedade”, salienta a magistrada.

A desembargadora Madalena cita ainda que a 4ª Região tem um carinho especial pelo Coleouv, pois ele foi criado no 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, organizado na capital gaúcha, em 2012. Neste ano, a presidência do TRT era exercida pela desembargadora Beatriz Renck, uma das convidadas para a solenidade de abertura do evento.

Também participarão da cerimônia de abertura, o presidente do Coleouv, desembargador David Alves de Mello Junior, e o presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, entre outras autoridades. A ministra do TST, Maria Helena Mallmann, estará presente no encerramento oficial das atividades. Já a desembargadora do TRT-RS Tânia Regina Silva Reckziegel, que atualmente é auxiliar da presidência do CNJ e Ouvidora Nacional da Mulher, fará a primeira palestra do evento.

Saiba mais

30ª Reunião Ordinária do Coleouv
24/03/2022, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e 25/03/2022, das 9h às 13h
Plenário Milton Varela Dutra – Sede do TRT da 4ª Região
Público-alvo: Ouvidores, vice-ouvidores e gestores das Ouvidorias da Justiça do Trabalho
O evento será híbrido: presencial e pela plataforma Zoom

Coleouv: é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrado pelos membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que estiverem exercendo os cargos de Ouvidores. Ele tem o objetivo de contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos Ouvidores da Justiça do Trabalho, criando uma entidade de classe mais unida e em prol de melhorias em sua atuação.

Compartilhamento