Notícias

Eleições TRT: AMATRA realiza debate entre candidatos

Nesta segunda-feira, 9/9, a AMATRA IV promoveu um debate entre os desembargadores que se candidataram para formar a nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) no biênio 2020/2021. A atividade aconteceu no auditório da sede administrativa da Associação. O debate foi mediado pela presidente da entidade, juíza Carolina Gralha.

Os candidatos
Os desembargadores Ricardo Carvalho Fraga, João Pedro Silvestrin, Carmen Izabel Centena Gonzalez e Maria da Graça Centeno são os candidatos à presidência do TRT. Já os desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz, Maria da Graça Centeno, Francisco Rossal de Araújo e Manuel Cid Jardon concorrem à vice-presidência. O desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa é o candidato à Direção da Escola Judicial e os desembargadores João Paulo Lucena e Brígida Joaquina Charão Barcelos à vice direção da EJud4.

As medidas para provimento de cargos de magistrados e servidores; questões orçamentárias; a relação do 1º e 2º grau; defesa da Justiça do Trabalho e a atuação institucional foram alguns dos temas em análise pelos debatedores.

Esta foi a terceira edição do evento organizado pela AMATRA IV (encontros nos mesmos moldes ocorreram nos anos de 2015 e 2017).

Em breve pronunciamento durante a condução dos trabalhos, a presidente Carolina Gralha salientou que o debate está ratificado como um momento realmente democrático na 4ª Região e que a AMATRA IV, mais uma vez, é propulsora da democracia nas eleições dos tribunais. “É uma oportunidade para nossos colegas formarem suas convicções e assim construirmos juntos a nossa história. Esse formato significa o amadurecimento de nossa consulta para escolha transparente da administração do TRT”, assegurou. “Promover esse encontro, que reúne todos os candidatos, significa manter nosso compromisso institucional de um diálogo horizontal entre os membros da magistratura e sua futura administração”, referiu a presidente.

Saiba mais
Entre os dias 23 e 25 de setembro, as candidaturas serão submetidas à consulta não vinculativa junto aos desembargadores e juízes de primeiro grau da 4ª Região. Os votos dos membros da segunda instância terão peso maior, equivalente à divisão do número de juízes do Trabalho titulares e substitutos pelo número de desembargadores que estiverem na ativa 30 dias antes da consulta. A eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá em 4 de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o corregedor e o vice-corregedor do próximo período, cargos não contemplados na consulta prévia.
A posse dos eleitos ocorrerá em 13 de dezembro.

Compartilhamento