Notícias

Outubro Rosa de Vida

Por Carolina Santos Costa, Diretora Social da AMATRA IV

Este outubro iniciou com um sentimento difícil. Uma amiga, colega da época do colégio, partiu. Não sem batalhar contra o câncer. Uma história que, infelizmente, se repete muitas vezes. O diagnóstico precoce faz toda a diferença para um tratamento exitoso. Por isso, são importantíssimos o autoexame, acompanhamento médico e exames periódicos para o sucesso no combate.

Neste Outubro Rosa, contudo, queria deixar outra mensagem.
Falo com propriedade, por já ter passado pela luta.
A partir do diagnóstico do câncer, a vida muda. Tudo o que vivemos passa na cabeça como um filme. Digo isso porque não deveria ser preciso esperar um diagnóstico médico para alterar o modo de viver, valorizar e agradecer.

Sim, a vida é um sopro, é frágil, é breve, é bênção.

E não há minuto a perder. Precisamos valorizar o que temos, o que construímos, e, sobretudo, quem temos. É necessário viver positivamente, sorrir, aproveitar cada momento, curtir o tempo passar e agradecer. Não deveria ser necessário ter noção da brevidade da vida apenas após esse tipo de notícia

A correria diária de compromissos e responsabilidades acaba por nos submeter a uma rotina automática de execução dos deveres. E isso causa essa falta de tempo para refletir e perceber o que, fundamentalmente, é o mais importante: as pessoas queridas e o amor que por elas sentimos. Em meio à maratona de obrigações – que cansa e, com certeza, por vezes, adoece -, não deveríamos deixar a vida simplesmente passar, como se fôssemos bombeiros apagando os incêndios que surgem, ou equilibristas na corda bamba.

Não deveríamos pensar no tempo que resta apenas quando o horizonte da finitude recai após um diagnóstico clínico. Pense agora, enquanto você lê esse texto, no que foi ou não vivido, nos lugares que ainda desconhece, nas pessoas a quem ainda não disse o que sente, no abraço, no beijo e no carinho não dado, no bem não realizado, no pôr do sol ou na música não devida e calmamente apreciados.

Devemos, diariamente, buscar e realizar o que nos faz feliz, nos faz bem ao coração e aquece a alma. Que o outubro seja rosa e repleto de realizações, amor e vida e que assim siga. Se a vida é um sopro, que nos entreguemos ao vento.

Compartilhamento