Notícias

AMATRA presente no lançamento da Frente Gaúcha contra a Reforma da Previdência

A Associação, representada pelo presidente Rodrigo Trindade, participou do ato público de lançamento da Frente Gaúcha contra a Reforma da Previdência. O evento ocorreu nessa sexta-feira, 24/2, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.

Um projeto de destruição da classe trabalhadora

Convidado a se pronunciar, Trindade iniciou criticando a ideia defendida por alguns setores de que a magistratura não deve se manifestar sobre grandes questões políticas, que o juiz tem que ser imparcial e neutro. “A esses respondemos que devemos ser imparciais sim, mas que cegueira seletiva nós não possuímos. Guardamos neutralidade mas irresponsabilidade nos grandes momentos nacionais nós não temos o direito de ter”, assegurou.

Em sua análise, a luta a ser travada é a da restituição da verdade. “Hoje, tratamos aqui especificamente da reforma previdenciária, mas essa não é uma batalha isolada”. Conforme defendeu o presidente da AMATRA, a referida reforma é somente um dos itens de um projeto mais amplo. “Nossa luta tem que ser concatenada, ou seja, deve tratar também da Reforma Trabalhista, da PEC 55 (do Teto dos Gastos Públicos) e do avanço do projeto de lei que tem por objetivo ampliar a terceirização”, conclamou.

“Nos atuais tempos difíceis, o óbvio também precisa ser falado. Precisamos dizer que acabar com a pobreza no Brasil, não é matar os pobres”, referiu. 

Para Rodrigo Trindade, com essa proposta de reforma, o Brasil estará retornando à previdência do século XIX. “Mas tenho esperança que em alguns meses, em anos, vamos olhar para trás e verificar que vencemos. Pois a virtude e a verdade vão triunfar. Também sei que contaremos para nossos filhos e netos que lutamos, que não ficamos no conforto de nossas casas, que fomos ao parlamento e às ruas. Vamos poder dizer que durante nosso turno de trabalho eles não passaram. Porque não passarão”.

Em tempo

Diversas entidades que se opõem à proposta do Governo Federal (PEC 287/2016) marcaram presença no encontro que também reuniu políticos de todos os partidos, gestores, representantes de movimentos sociais e especialistas no tema. O ato público foi coordenado pelo senador Paulo Paim (PT/RS) que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.

Compartilhamento