Notícias

O ineditismo da 4ª Região: AMATRA IV realizou debate com candidatos à Administração do TRT e à direção da Escola Judicial

Na tarde desta sexta-feira, 25/9, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) organizou debate com os cinco desembargadores que se candidataram para formar a nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e também com os dois desembargadores concorrentes à direção da Escola Judicial da Instituição. A atividade, inédita na vida do Judiciário Trabalhista, aconteceu na sala 506 da sede do Tribunal, em Porto Alegre.

 

“O debate nos mostrou que estamos construindo com êxito o processo democrático na 4ª Região, iniciado em 2013, pois um evento como este que formatamos seria algo improvável em épocas anteriores”, avalia o presidente da AMATRA IV, juiz Rubens Clamer dos Santos Júnior. O dirigente comemora o inegável resultado positivo deste momento vivenciado pela democracia, pois os candidatos defenderam francamente suas posições para uma plateia que lotou o espaço – gentilmente cedido pelo TRT4 à AMATRA por intermédio da presidente do Tribunal, desembargadora Cleusa Regina Halfen. “Esta ocasião, sem dúvida, entra para a história da magistratura brasileira”, refere o juiz.

Participaram da atividade, que contou com a mediação do jornalista Claudio Brito, os desembargadores Ricardo Carvalho Fraga, João Pedro Silvestrin, Luiz Alberto de Vargas, Beatriz Renck e Vania Cunha Mattos (que concorrem à presidência e vice do TRT4) e os também desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz e Carmen Izabel Centena Gonzalez (candidatos aos cargos de diretor e vice da Escola Judicial da Instituição).

O debate

A programação iniciou com a apresentação de todos os concorrentes, momento em que também foi diversas vezes mencionada pelos desembargadores a importância da construção deste processo democrático pela 4ª Região. Após, durante mais de duas horas, os cinco candidatos à Administração do TRT4 e os dois à Escola Judicial do Tribunal, manifestaram-se a respeito de diversos temas selecionados pela própria AMATRA, com espaço para resposta e réplica.

Desembargador Ricardo Carvalho Fraga, juiz Rodrigo Trindade de Souza (vice-presidente da AMATRA IV), desembargadores Carmen Izabel Centena Gonzalez, Vania Cunha Mattos, Luiz Alberto de Vargas, juiz Rubens Clamer dos Santos Júnior (presidente da AMATRA IV), desembargadores Beatriz Renck, João Pedro Silvestrin e Alexandre Corrêa da Cruz.
Entre os assuntos elencados pela Associação, estiveram: Condições de Trabalho e Implementação do Cargo de Segundo Secretário ao Juiz; Definição da Política da Administração para Provimento de Novos Cargos de Juiz Substituto; Regime de Lotação  (Ampliação e Possibilidade de Divisão da 4ª Região em Microrregiões, Inamovibilidade dos Juízes Substitutos) e Ampliação do Processo de Democratização do TRT – Votação Direta Para Administração.

Os enfoques e os nomes dos respectivos candidatos que ficaram responsáveis por responder ou comentar os temas foram definidos através de sorteio.

Saiba mais

– De 28 a 30 de setembro de 2015, as cinco candidaturas do TRT4 e as duas da Escola Judicial serão submetidas à consulta junto aos juízes de primeiro grau da 4ª Região. Esse procedimento, de consultar os juízes sobre quem estes gostariam de ver à frente da Instituição é inédito no País.

– A participação dos juízes do Trabalho da 4ª Região foi instituída em 2013, atendendo à reivindicação da AMATRA IV. Ela tem por objetivo tornar mais democrático o processo eleitoral na Instituição. Nessa consulta, o magistrado de primeira instância vota nos dois nomes de sua preferência para presidente e vice do TRT4 e para diretor e vice da Escola Judicial.

– Em 2015, a eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá no dia 2 de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o diretor e vice da Escola Judicial do TRT4, além do corregedor e vice-corregedor do Tribunal para o próximo período (gestão 2016-2017), sendo que este dois últimos cargos citados não são contemplados na consulta aos juízes.

– Na última eleição da Administração do TRT4, em 2013, os dois nomes mais votados na consulta aos juízes também foram escolhidos pelos desembargadores como presidente e vice da Instituição e diretor e vice da Escola Judicial.

Compartilhamento