Notícias

Pela Valorização da Justiça do Trabalho

Nota Pública do Movimento em Defesa da Magistratura do Rio Grande do Sul

O Movimento em Defesa da Magistratura – MDM/RS, constituído pelas Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região – Amatra IV, dos Juízes do Rio Grande do Sul – Ajuris e dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul – Ajufergs, vem a público manifestar-se sobre o corte orçamentário enfrentado pelo Poder Judiciário e, em especial, pela Justiça do Trabalho.

Como efeito declarado de aguda crise econômica nacional, o PLOA 2016 produziu forte diminuição orçamentária em vários órgãos de administração da Justiça, incluindo todos os ramos do Judiciário e também do Ministério Público.

As reduções, todavia, aplicadas à Justiça do Trabalho, foram marcadas pela discriminação, desproporção e desconsideração com orientações de justiça fiscal. Para bem ilustrar, registra-se que, enquanto os cortes médios no Ministério Público, foram da ordem de 7%, e no restante do Judiciário, de 15%, a Especializada Laboral teve prevista eliminação média de 90% em investimentos e 50% nas verbas de custeio. Apenas depois de forte insurgência por tratamento equânime, a desigualdade de cortes foi minorada para 29,4%.

Em grave desvio de razões que devem orientar a elaboração orçamentária, o relator do projeto justificou sua opção discriminatória em represália à suposta atuação “protecionista” dos juízes trabalhistas, necessidade de precarizar a legislação laboral e reprovar a alegada condescendência com trabalhadores. Concluiu que assim se operavam cortes desproporcionais para “estimular reflexão sobre a necessidade e urgência de tais mudanças”. Com dificuldades de convencimento sobre alteração de legislação material trabalhista, a tecnologia da precarização passa a ser tentativa de sucateamento do órgão jurisdicional a partir de amputações de condições materiais de atuação.

Em síntese, pela primeira vez na história recente do Congresso Nacional, a peça orçamentária nacional foi – sem qualquer segredo – manejada para se constituir em instrumento de retaliação a uma instituição pública, como ameaça a um corpo de magistrados, para tentativa de imposição de concepções pessoalizadas e preconceituosas.

O perverso resultado já começa a ser sentido: obstrução de reposição de cargos abertos de magistrados e servidores, restrições em horários de atendimento ao público e realização de audiências, suspensão de obras para construção e reformas de fóruns, e toda a sorte de encolhimento de atividades básicas para a administração da justiça.

O MDM denuncia a prática, não apenas para preservar a Justiça do Trabalho, mas como forma de defender o próprio Estado Democrático de Direito. Uma das mais importantes garantias estabelecidas no Estado Contemporâneo para independência de Poderes é a existência de orçamento autônomo e digno para suas instituições. A atuação do Parlamento deve se pautar pelo republicanismo. Não podem seus membros investidos em função de definição orçamentária pautarem conduta a partir de concepções ideológicas pessoais, para “chamar atenção” ou aplicar sanções “pedagógicas”.

Hoje, seguindo-se a necessidade do relator, o instinto persecutório é direcionado à Justiça do Trabalho. Em futuro próximo a mira poderá se deslocar para outras instituições judiciais, como a Justiça Eleitoral, órgãos investidos de responsabilidades tributárias ou mesmo o Supremo Tribunal Federal, caso suas decisões sejam mal avaliadas por relatores do orçamento.

Acreditamos que a autonomia judicial é valor caro a toda a sociedade e que se instrumentaliza a partir de elementos materiais que permitam condições efetivas de desenvolvimento dos trabalhos. Com o apreço que os juízes gaúchos possuem pelos pilares republicanos que sustentam a ordem constitucional, esperam que haja rápida providência habilitada à restabelecer a legalidade, resguardar a ordem democrática e permitir dignidade a milhares de jurisdicionados.

 

Porto Alegre, 25 de Abril de 2016.

 

Rubens Clamer dos Santos Júnior

Presidente da AMATRA IV

 

Gilberto Schäfer

Presidente da AJURIS

 

Fábio Vitório Mattiello

Presidente da AJUFERGS

Compartilhamento