Notícias

Entidades avaliam resultados do Fórum de Relações Institucionais na última reunião do ano

O Fórum de Relações Institucionais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) reuniu-se pela última vez neste ano, na sexta-feira (8/11).

O Fórum de Relações Institucionais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) reuniu-se pela última vez neste ano, na sexta-feira (8/11). O encontro, realizado no Salão Nobre do Tribunal, foi coordenado pelo juiz auxiliar da presidência, Roberto Siegmann, que agradeceu a contribuição de todos para que a iniciativa, implantada pela atual gestão, efetivamente trouxesse melhorias para o TRT4.  “Deixo aqui o agradecimento de nossa presidente, desembargadora Maria Helena Mallmann, pela compreensão da necessidade desta interlocução que avançou na busca de soluções em comum”, afirmou.

A situação diferenciada da 4ª região na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), abriu a pauta no encontro, que teve a participação do desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, responsável pelo recebimento, gestão e encaminhamento das demandas relativas ao PJe-JT. Os presentes elogiaram o rápido atendimento às questões apresentadas, com elogios a equipe de TI, liderada pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Natacha Moraes de Oliveira.

Sobre o Fórum todos os presentes reconheceram a importância da iniciativa. A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, destacou a relação diferenciada com a Justiça do Trabalho na 4ª Região: “Quero parabenizar essa administração por todo o companheirismo, pois deixamos de ser entidades para sermos parceiros em busca de melhorias, cada um dentro de sua especialidade”, afirmou ela ao defender a continuidade destes encontros.

Execução – O presidente da Satergs, advogado Gustavo Juchem, destacou que os encontros do Fórum revelaram a abertura e a transparência do TRT4, “que abriu um canal de comunicação que é muito importante”. A diretora financeira da ABRAT, Silvia Lopes Burmeister, ressaltou que o Fórum também contribuiu para que as entidades mantivessem uma relação mais cordial. “Mostrou a necessidade de um espaço para a discussão e a melhoria no relacionamento entre os operadores do direito”, disse, propondo, para o retorno do Fórum em 2014, o tema da execução trabalhista. 

Para o vice-presidente da Amatra IV, juiz Rubens Fernando Clamer dos Santos Filho, “o Fórum permitiu, de forma democrática, o debate de questões relevantes para o judiciário trabalhista. Por isso quero parabenizar esta administração”. O secretário de comunicação do Sintrajufe, Ruy Bittencourt de Almeida Neto, afirmou que é importante que seja dado continuidade ao Fórum.

O representante da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Evandro Krebs Gonçalves, reconheceu a iniciativa do Tribunal afirmando: “quero fazer um agradecimento especial a presidente, desembargadora Maria Helena, e a toda administração, pela sensibilidade de nos proporcionar essa oportunidade de estarmos mais integrados politicamente no cotidiano do Tribunal. Para nós, foi decisiva essa participação que, com certeza, deverá ser continuada nos próximos anos”, afirmou.

Fórum – Durante os encontros foram debatidos temas como número de servidores, juízes, projetos que tratam da melhoria na tramitação processual, investimentos prediais, cumprimento de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre ouros. A partir do Fórum, as medidas adotadas pela Administração, bem como o compartilhamento e encaminhamento das decisões, as resistências foram praticamente eliminadas. 

As reuniões no período de 2012/13 contaram com as seguintes representações:
– Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV)
– Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS)
– Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra)
– Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs)
– Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat)
– Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS)
– Sociedade Brasileira de Perícias Médicas do Rio Grande do Sul (SBPM/RS)
– Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho (Apejust)
– Conselho de Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Coditra)
– Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT)
– Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procuradoria Regional da União na 4ª Região (PRU4)
– Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PRFN4)
– Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre (PGM).
 
Entidades e representantes presentes na reunião de sexta-feira:

– MAIANA ALMEIDA LIMA – Coordenadora da Procuradoria Trabalhista da Procuradoria Geral do Estado
– ADALBERTO JOSÉ KASPARY FILHO, Sub-Procurador Regional da União da 4a Região.
– CARLOS EDUARDO WANDSCHEER,Procurador-Chefe de Defesa de 2º Grau da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional
– MARIA CRISTINA CARRION VIDAL DE OLIVEIRA, Secretária-Geral Adjunta da OAB/RS
– JUIZ RUBENS FERNANDO CLAMER DOS SANTOS FILHOS, Vice-Presidente da Amatra
– JUIZ MAURÍCIO SCHMIDT BASTOS, Vice-Diretor do Foro de Porto Alegre
– DENIS RODRIGUES EINLOFT, Vice-Presidente da Agetra
– RENATA GABERT DE SOUZA, Tesoureira da Agetra
– GUSTAVO JUCHEM, Presidente da SATERGS
– SILVIA LOPES BURMEISTER, Diretora Financeira da ABRAT
– EVANDRO KREBS GONÇALVES, Diretor da APEJUST e representando a FEBRAPAM – Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores
– RENE CHABAR KAPITANSKY, Presidente do CODITRA

Fonte: www.trt4.jus.br

Compartilhamento