Notícias

Sindicalistas protestam contra projeto de terceirização

Protesto na manhã de terça-feira, 3 de setembro, reuniu dezenas de manifestantes no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Trabalhadores abordaram deputados para pressionar contra aprovação do PL 4330.

Os sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) estiveram no terminal entre 5h30min e 7h30min para abordar parlamentares gaúchos que se deslocavam para Brasília e pressionar contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que trata da terceirização de serviços. A manifestação ocorreu de forma simultânea em outras cidades do país.

O PL está na pauta de debate da Câmara dos Deputados. A proposta em debate, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), avança na permissão para terceirização de todas as atividades de uma empresa. Atualmente, só é permitida em áreas de apoio, como segurança e limpeza. Segundo sindicalistas, a aprovação ameaça direitos dos trabalhadores e abre possibilidade de redução de direitos e salários.

Para os representantes gaúchos foi entregue um documento que destaca a manifestação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), contra a proposta. Em parecer, eles afirmaram que a PL elimina o conceito de categoria, transformando os trabalhadores em “prestadores de serviço”.

– Foi uma atividade muito significativa. A maior parte dos deputados se manifestou a nosso favor – afirma o presidente da CTB, Guiomar Vidor.

Fonte: Jornal Zero Hora



Compartilhamento