Notícias

AMATRA IV manifesta votos de sucesso à futura administração do TRT-RS

Por meio de votação dos integrantes do Tribunal Pleno, ocorreu nesta sexta-feira, 1/10, a eleição dos dirigentes do TRT gaúcho para o biênio 2022/2023.

Na oportunidade, o desembargador Francisco Rossal de Araújo foi eleito o próximo presidente da Corte, sendo escolhido como vice-presidente o desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. Os futuros corregedor e vice-corregedora serão os desembargadores Raul Zoratto Sanvicente e Laís Helena Jaeger Nicotti. Os postos de diretor e vice da Escola Judicial do TRT ficarão a cargo dos desembargadores João Paulo Lucena e Fabiano Holz Beserra.

Resultado confirmou a escolha feita na consulta prévia

Os nomes eleitos para a presidência e vice do TRT e para a diretoria da Escola Judicial foram os mesmos indicados pelos juízes e desembargadores quando da consulta prévia feita a estes no fim de setembro.

“É com grande satisfação que saudamos os eleitos. Sabemos da competência de todos para o exercício dos cargos hoje alcançados. Os desafios são muitos, contudo, temos consciência do quanto a administração de nosso Tribunal estará em ótimas mãos”, refere o presidente da AMATRA IV, juiz Tiago Mallmann Sulzbach.

O dirigente ainda elogia a ratificação dos nomes definidos durante a consulta prévia à magistratura do Trabalho gaúcha entre os dias 21 e 23 de setembro. “A consagração deste processo, instituído desde 2013 a pedido de nossa Associação, é prova viva de que a democracia é sempre a melhor opção. Ela é o caminho inequívoco e lógico. Não o mais fácil, porém o mais simples para realmente construirmos uma Instituição que tenha os olhos voltados às expectativas de seus membros e às demandas da sociedade”, complementa.

A posse da nova administração ocorrerá em 03 de dezembro.

Saiba mais

Entre os eleitos há uma relação especial com a AMATRA no que tange à edificação de sua trajetória: o desembargador Francisco é ex-presidente da Associação (biênio 2000/2002), o desembargador Ricardo já exerceu o cargo de secretário-geral (1996/1998) e também os magistrados Raul, Laís e Lucena integraram a diretoria da entidade em diversas gestões.

Pauta histórica da AMATRA IV

Em setembro de 2012, a Associação organizou forte movimento pela democratização interna do Poder Judiciário: as eleições com ampla participação da magistratura.

Um ano depois, alteração no Regimento Interno do TRT-RS, feita a pedido da entidade, abriu espaço para a consulta aos magistrados quando das eleições dos futuros integrantes da administração do Tribunal (cargos de presidente e vice, diretor e vice-diretor da Escola Judicial).

A aprovação da consulta fez o TRT gaúcho ser, em 2013, o primeiro Tribunal do País a implantar este processo democrático de escolha dos seus cargos diretivos.

Compartilhamento