Notícias

AMATRA IV no Coleprecor

Um momento significativo na história da AMATRA IV ocorreu durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), evento realizado na sede do TRT-RS, em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de junho.

Durante o encontro, os presidentes da entidade (atual e eleito), juízes Tiago Mallmann Sulzbach e Márcio Lima do Amaral, respectivamente, foram convidados a falar aos integrantes do Coleprecor.

As manifestações dos dirigentes da entidade ocorreram no Plenário da Corte trabalhista gaúcha, em 21/6. Em suas falas, ambos salientaram a importância da boa relação entre AMATRA IV e administração do TRT-RS e os frutos gerados por esta parceria.

“Deste lugar de fala, de quem está cumprindo o último dos 24 meses na presidência da AMATRA, refleti profundamente sobre as idas e vindas, embates, divergências e, também, a respeito dos resultados positivos da nossa relação com a atual e a anterior Administração do TRT”, referiu o presidente Tiago.
“E cheguei à conclusão de que a aliança entre a entidade e a Administração da Corte faz ambas irem mais longe do que em voos solo. Nem sempre será possível, é bem verdade, mas foi o que testemunhei. Sempre que AMATRA e TRT estiveram irmanados, chegamos mais longe”.

O juiz concluiu ressaltando que esta união se torna ainda mais importante diante do delicado momento de crise institucional vivenciado pelo País.

Em sua fala, o presidente eleito Márcio Amaral, também analisou a relação implementada entre a AMATRA e TRT. “Certamente, ela se mantém positiva mesmo que nem sempre a convergência de entendimentos seja possível”, garantiu.

No pronunciamento, o juiz elencou exemplos evidentes da participação da associação na administração do Tribunal, com destaque para a efetivação do processo democrático de consulta aos magistrados, quando da eleição da Administração da Corte. Essa proposição feita pela AMATRA, em 2012, e legitimada pelo TRT-RS, tornou o Tribunal do Trabalho da 4ª Região uma referência nacional.

Além desse tópico, Márcio Amaral citou a participação da AMATRA em comissões, comitês e grupos de trabalho geridos pelo TRT e as constantes trocas afirmativas desta sinergia.

O presidente eleito da Associação registrou ainda a parceria de trabalho da entidade e do Tribunal na campanha pela manutenção de nove Varas do Trabalho do Rio Grande do Sul como um momento importante nesta relação. Recentemente, estas unidades judiciárias correram risco de extinção o que levou as entidades a promover várias mobilizações pelo Estado.

Associação ofereceu jantar aos presidentes e corregedores dos Tribunais do Trabalho do País

Na noite de 21/6, a Associação recebeu em sua sede os participantes da 5ª Reunião Ordinária do Coleprecor.

Na oportunidade, os desembargadores foram recepcionados pelo presidente da Associação, Tiago Mallmann Sulzbach. O vice-presidente da AMATRA (e presidente eleito para a gestão 2022/2024), juiz Márcio Lima do Amaral, também manifestou as boas-vindas aos convidados que lotaram o salão de eventos da entidade.

O presidente e a vice-presidente do Coleprecor, desembargadores Marcello Maciel Mancilha e Ana Paula Lockmann, estiveram presentes no encontro.

A atividade contou ainda com a participação do presidente e do vice-presidente do TRT-RS, desembargadores Francisco Rossal de Araújo e Ricardo Martins Costa, respectivamente.

Saiba mais

Os presidentes e corregedores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil estiveram em Porto Alegre nos dias 21 e 22/6 para a Reunião Ordinária do Coleprecor.

O evento ocorreu na sede do TRT-RS. Durante os dois dias, os magistrados debateram, entre outros assuntos, o hibridismo nas relações de trabalho e o Programa Justiça 4.0, que torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

Compartilhamento