Notícias

Audiência pública na Câmara de Bagé: AMATRA IV faz a defesa da Justiça do Trabalho

A presidente da AMATRA IV, Carolina Gralha, participou da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Bagé em 29/4. Durante a atividade, alusiva ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, foram abordados o papel da Justiça do Trabalho, os direitos trabalhistas na atualidade e a reforma trabalhista. A Associação também esteve representada na solenidade pela diretora administrativa, juíza Adriana Kunrath.

O evento contou com as presenças da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, e das juízas que atuam no Foro Trabalhista de Bagé: Marcele Cruz Lanot Antoniazzi (titular da 1ª Vara e diretora do Foro), Luciana Kruse (titular da 2ª VT) e Taíse Sanchi Ferrão (substituta).

Defesa da instituição que garante a civilidade das relações do trabalho

Para um plenário lotado, a presidente da AMATRA IV destacou a relevância da defesa da Justiça do Trabalho, instituição que garante a civilidade das relações, e o  simbolismo dessa ação em Bagé ser efetivada numa data tão próxima ao Dia Internacional do Trabalho. Segundo referiu a magistrada, é a instituição Justiça do Trabalho que defende o direito social das relações do trabalho e as equilibra. Nesse sentido, ela ressaltou a necessidade de desmentir o que está sendo dito a respeito da trabalhista nos últimos tempos, ou seja, esclarecer que o Brasil não concentra o maior número de ações trabalhistas do mundo, que a Justiça do Trabalho não custa demais. “Aliás, sobre isso temos que deixar bem claro. A Justiça não é feita para dar lucro, assim como a segurança e a saúde”, pontuou.

Além disso, a juíza assegurou que a Justiça do Trabalho não tem partido, não tem ideologia, não tem lado, sendo de todos os brasileiros e que atende os interesses do empregador que cumpre a lei.  “É nela que se resolvem os problemas dos trabalhadores, os problemas dos empresários e os problemas até de quem nem sabe onde fica a Justiça do Trabalho, pois também é nessa casa que se solucionam conflitos coletivos, como greves e demissões em massa, minimizando os prejuízos para todos os segmentos”, disse.

Em sua exposição, a presidente da AMATRA IV também assinalou a vocação da especializada no combate à concorrência desleal, à corrupção e à sonegação, pois ela condena quem não cumpre a lei.

“E nesse turbilhão de notícias de aumento do desemprego, de crescimento do número de desalentados e do fechamento de postos de trabalho é que enfrentamos uma perspectiva de Reforma da Previdência – que ataca sim os mais pobres – e ainda temos que conviver com o fantasma de uma Carteira Verde e Amarela”, refletiu a juíza Carolina Gralha em sua manifestação.   

Saiba mais

A audiência foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Bagé, vereador Carlos Adriano Carneiro, atendendo a pedido da Comissão de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Segurança.

Fotos: Inácio do Canto/ Secom TRT-RS

Compartilhamento