Notícias

Comissão da Mulher realiza debate sobre a violência de gênero

Mais um evento especial foi organizado pela Comissão da Mulher da AMATRA IV nesta sexta-feira, 19/8, na sede da Associação. O dia iniciou com uma roda de conversa sobre o podcast Praia dos Ossos, da Rádio Novelo.

A produção aborda o assassinato, em 1976, de Ângela Diniz, aos 32 anos, com quatro tiros pelo então namorado Doca Street.

Além do feminicídio em si, em oito episódios, o podcast faz um panorama de como era tratada a violência contra a mulher pela sociedade e pelo próprio sistema Judiciário à época, com reviravoltas que permitiram a atribuição do papel de vítima ao réu confesso.

Sobre o enfoque, as participantes, sentadas em círculo – e as conectadas virtualmente – fizeram relatos de ocasiões em que a violência de gênero se fez viva nos seus cotidianos. Nesses momentos, também foram mencionadas as marcas de tais atos e como elas lidaram com esse mar bravio diante de um cenário que parecia ser socialmente “de normalidade”.

Conforme a coordenadora da Comissão da Mulher, juíza Luciana Kruse, o encontro de hoje, que reuniu mais de 40 associadas, pode ser simbolizado pela palavra acolhimento. “Fico feliz em observar que, a partir dos relatos, há a percepção de que a dificuldade de uma também pode ser a da outra. Portanto, mesmo diante das complexidades que cercam a violência de gênero, inexiste motivo para o sofrimento solitário, aquele que cala e constrange”, pontua.

“Lidamos no momento com o caso que veio à tona de integrante do Poder Judiciário denunciado por atos de violência contra diversas mulheres. É sobre isso que também tratamos aqui: a importância de reconhecer cada vez mais essas violências, denunciá-las e lutar pela responsabilização dos culpados”.

Um reconhecimento especial a todas as colegas que, de alguma forma, se envolvem nos eventos organizados pela Comissão é também assinalado pela magistrada. “É justamente essa parceria que, a cada conversa, fortalece o nosso coletivo feminino”, enfatiza.

Nesse sentido, a juíza Luciana registra ainda o agradecimento da AMATRA às colegas Aline Fagundes e Cinthia Machado, responsáveis pelo delicioso almoço oferecido às associadas após o debate. “Um cardápio impecável, carinhoso e, certamente, de acolhida”, destaca.

Saiba mais:
Ouça o podcast Praia dos Ossos em: https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/

Compartilhamento