Notícias

Mês da Mulher na AMATRA: pela construção da real equidade de gênero

Na AMATRA IV, o Dia da Mulher foi especial neste 2022 de tantas retomadas. Certa de que a mensagem do 8 de março deve ser lembrada, mas a partir de uma consciência contemporânea, a Associação organizou um encontro pautado pelo acolhimento.

Foi assim que diferentes gerações de associadas – ativas, aposentadas, substitutas, titulares e desembargadoras; se reuniram, de forma presencial (e também on-line) em 18/3. 

As mais de 40 participantes foram recepcionadas na sede da Associação pela presidente em exercício da AMATRA IV na data, juíza Adriana Kunrath.

Sentadas em círculo, após manifestação inicial da presidente, abriu-se espaço de fala para as associadas. Nessa dinâmica, houve o compartilhamento de vivências na magistratura e na vida, a partir do olhar feminino.

Assim, permeada pelo ‘verbo acolher’, a atividade resultou numa rica troca de experiências e impressões sobre equidade de gênero, o papel das associações no contexto e as perspectivas de construção de instituições mais igualitárias.

“O encontro foi um bate-papo sobre as expectativas das colegas com a Associação no que concerne à construção de um coletivo feminino. Colhemos sugestões de medidas a serem implementadas pela AMATRA IV. Foi uma manhã de conversa franca, proveitosa e com potencial transformador”, destaca Adriana.

A magistrada ressalta ainda que o evento é fruto de importante trabalho coletivo. “Ele foi organizado pela Comissão da Mulher da entidade, em parceria com as diretorias Cultural e Social. Foi pensado e concretizado por um grupo de oito mulheres da diretoria e contou com a ajuda sempre excepcional das empregadas e empregados da AMATRA”, pontua.

Após o diálogo, a entidade ofereceu um almoço de confraternização às convidadas.

Em tempo

– As participantes receberam ainda o livro “Véspera”, da autora Carla Madeira, obra instigante que trata de questões do universo feminino. Além de presentear as associadas, a iniciativa é o primeiro passo para a formação de um Grupo Literário da AMATRA IV.

– As magistradas que não estiveram presentes, vão receber o livro em casa, salvo as que trabalham em Porto Alegre, para estas, os exemplares serão entregues nas varas/gabinetes.

Compartilhamento