Notícias

Solenidade de posse da nova adminsitração da AMATRA IV

Em cerimônia para mais de 300 convidados, a AMATRA IV realizou a posse da diretoria eleita para a gestão 2022/2024, na noite de 16/7.

Dois anos após a pandemia, a solenidade trouxe novos ares de confraternização e, também, posicionamentos em defesa da Justiça do Trabalho, dos direitos sociais e do Estado Democrático de Direito.

Ao assumir como o 33º presidente da Associação, o juiz Márcio Lima do Amaral discorreu sobre aspectos da vida associativa, referindo que ela é feita de pessoas “que confiam em você, que te buscam e te encorajam. Mas também é constituída de trabalho árduo, trabalho constante, alerta”.

Neste sentido, salientou que a missão de sua diretoria à frente da entidade será pautada pela defesa intransigente da valorização da Magistratura do Trabalho; das prerrogativas de toda a Magistratura; da autonomia de cada colega associado; da melhoria das condições de trabalho e vida (para os da ativa e os aposentados); e dos princípios do Direito do Trabalho e a própria Justiça do Trabalho.

Em seu pronunciamento, o presidente do biênio 2022/2024 mencionou ainda as mudanças trazidas pela pandemia nas relações, inclusive nas de trabalho, e celebrou a importância da ciência para colocar ordem no caos provocado pela Covid 19.

Amaral, por outro lado, lamentou o tempo de ódio atualmente instaurado no País.

“Vemos e convivemos com o ódio. Mulheres, pessoas pretas, pessoas LGBT, assassinadas, brutalizadas, não contratadas para a vaga de emprego, sub-remuneradas. Discriminação e ódio.

As pessoas morrem, no Brasil de hoje, por suas ideias. Intolerância.

Carros de magistrados são vandalizados (enquanto ele dirigia!). Ministros do Supremo hostilizados, a ponto de cancelar visitas, agendas. O Poder Judiciário sendo constantemente atacado.

O trabalho é precarizado, terceirizado. O desemprego e o subemprego não são resolvidos”.

Mesmo diante desse conturbado e obscuro cenário, o juiz convidou a todos para construir um Brasil melhor, com mais tolerância e harmonia, sem retrocessos, e sem esquecimentos de seu passado.

Na sua fala, o dirigente finalizou referindo que a noite não significava apenas a festa de encerramento e de posse de uma e outra gestão, mas “é a nossa celebração pela vida, de toda a magistratura do trabalho da 4ª Região e de cada amiga e amigo presente. Assim, convoco cada uma e cada um, nesta noite celebremos a vida”.

Acompanham Amaral na diretoria executiva da entidade os juízes Adriana Kunrath (vice-presidente), Jefferson Luiz Gaya de Goes (diretor financeiro), Rachel Albuquerque de Medeiros Mello (secretária-geral) e Carolina Santos Costa (diretora administrativa). Em razão da impossibilidade de comparecimento, a juíza Rafaela Duarte Costa representou a vice-presidente empossada, Adriana Kunrath.

Clique no link e leia a nominata completa da gestão. https://www.amatra4.org.br/administracao/

Ao se despedir da presidência do biênio 2020/2022, o juiz Tiago Malllmann Sulzbach, falou sobre o compromisso assumido por sua gestão de valorizar a magistratura de ontem, de hoje e de sempre. “De valorizar a importância da magistratura na sociedade e a sua missão constitucional”.

O juiz, relembrou, entretanto, que nada foi “normal” nestes dois anos de pandemia e dos descompassos por ela trazidos. “Mas estou muito orgulhoso de dizer que a esta diretoria não faltou coragem para defender a magistratura trabalhista gaúcha de seus inimigos internos e externos”. Nesse sentido, listou uma série de ações executadas durante que marcaram a trajetória da gestão 2020/2022, entre elas, notas de repúdio quando a magistratura do trabalho se viu atacada, requerimentos administrativos a respeito de questões internas, assuntos vinculados às promoções, defesa da consulta vinculativa para eleição da administração do TRT gaúcho, além de campanhas de arrecadação que auxiliaram hospitais e pessoas em condições precárias de vida.

Em sua manifestação, Tiago também fez agradecimentos aos colegas de diretoria, nas pessoas dos colegas Claudio Cassou, Eduardo Elyseu e Eliane Melgarejo, às administrações do TRT no biênio, nominando os presidentes Carmen Gonzalez e Francisco Rossal de Araújo, aos corregedores George Achutti, Raul Sanvicente e Laís Nicotti, e, também, aos diretores da Escola Judicial, desembargadores Ricardo Martins Costa e João Paulo Lucena.

Ao encerrar, lembrou que “os fatos ocorridos nestes dois anos nos comprovaram que unidos somos mais fortes. Superamos a pandemia juntos. Superaremos o que mais vier”.

Homenagens

Os dois presidentes, eleito e que se despedia da gestão, frisaram o papel fundamental das respectivas famílias para o êxito de suas trajetórias pessoais e nos caminhos da profissão.

Afora esse acolhimento fundamental, Tiago Mallmann Sulzbach, ainda fez uma homenagem à funcionária Silvana Luz Rodrigues. Segundo ele, as gestões passam, mas a Associação fica sempre no mesmo grau de funcionamento somente por causa dela.

Já a homenageada pelo agora presidente Márcio Amaral foi a ex-presidente da Associação, juíza do Trabalho Carolina Gralha, “grande amiga de longa data, de todas as horas, e modelo de líder associativo”.

Manifestações especiais

A posse contou ainda com duas falas de convidados, o presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, e o presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Ambos ex-presidentes da AMATRA IV e com forte vínculo associativo.

Em sua exposição, o dirigente da Anamatra enfatizou a emoção e a alegria de ser o quarto presidente gaúcho da entidade nacional e ter a oportunidade de manifestação justamente na posse de uma diretoria da AMATRA IV.

O magistrado salientou ainda outros aspectos relevantes da ocasião. “É um ótimo momento para todos refletirem, na qualidade de dirigentes associativos, sobre como podem dar o melhor de si em prol daquilo que nos une – que é uma Justiça do Trabalho forte, uma magistratura valorizada e única, um direito do trabalho reconhecido como preceitua a nossa Constituição”.

“É um momento de certeza de continuidade, de luta e também de esperança”, assegurou Colussi.

Ao concluir, o presidente da Anamatra transmitiu os parabéns ao presidente Tiago pelo desempenho à frente da associação regional e externou os votos de sucesso ao juiz Márcio Amaral e para a nova diretoria. “É com muito orgulho que estou aqui para celebrar, juntamente com os novos membros da diretoria da AMATRA IV, a renovação desse ciclo de luta em prol da magistratura e da justiça que sempre nos uniu enquanto movimento associativo”, ressaltou.

O presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, fez em seu pronunciamento uma saudação e propôs uma reflexão. Em primeiro lugar, saudou o presidente Tiago Sulzbach que se despede da gestão e o empossando Márcio Amaral.

Entre outros aspectos de aprofundada análise, Rossal manifestou-se no sentido dos motivos da reunião de tantas pessoas na solenidade da AMATRA.

“Estamos aqui por conta de alguns compromissos, os internos, que toda a associação tem que ter, como a defesa dos interesses corporativos, são justos e significativos para todos nós, mas, também, pelos interesses externos. O primeiro deles é a Justiça do Trabalho, estamos aqui por ela. E mais:  pela ideia de justiça social, de justiça distributiva que todos nós aprendemos – que é tratar desigualmente os desiguais – ou seja, que tão importante como construir a opulência e a riqueza, é saber distribuí-la de forma justa. Mas pra fazer isso, nós precisamos de forma; o conteúdo é a justiça social, mas a forma é o Estado Democrático de Direito. Não há como fazer justiça social sem preservar a democracia, esse é o nosso grande compromisso. Não se constrói uma sociedade justa fora da democracia, e é por isso que nós estamos aqui”, concluiu.

Autoridades que prestigiaram a cerimônia de posse.

Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Helena Mallmann

Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo

Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira

Administração do TRT-RS: Vice-Presidente, desembargador Ricardo Martins Costa; Vice-Corregedora, desembargadora Laís Nicotti;

Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Luiz Antonio Colussi

Procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Rafael Forest Pego

Vice-procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Lourenço Agostini de Andrade

Diretor do Foro Trabalhista de Porto Alegre, juiz Ary Marimon Filho

Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia

Presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs), Guilherme Maines Caon

Presidente da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Cláudio Martinewski

Presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (AGETRA), Felipe Espíndola Carmona 

Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs), Luiz Fernando dos Santos Moreira

Presidente da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho da 4ª Região – RS (Apejust), Giovanni Forneck Flores

Presidente do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ), Livia Prestes

Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais ASSOJAF/RS, Fabiana Pandolfo Cherubini

Representante da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), juiz Marcelo Roberto de Oliveira

Representante da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), procuradora Martha Divério Kruse

Representante do Foro da Justiça Federal do RS, juiz Marcel Citro de Azevedo

Representante da Associação dos Procuradores do Estado do RS (Apergs), procuradora Roselaine Rockenbach

Representante da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT), advogada Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira

Representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe), Arlene da Silva Barcellos

Representante da Academia Sul Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT) e Academia Brasileira do Direito do Trabalho (ABDT), Raimar Rodrigues Machado

Vereador de Porto Alegre Jessé Sangali (Cidadania)

Fotos: Fabio Martins

Compartilhamento