Notícias

Reunião com deputados federais do PDT

Na manhã de hoje, 1/7, a Diretoria Ampliada da AMATRA IV esteve reunida com os deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos, parlamentares representantes do PDT/RS.

Na oportunidade, estiveram na pauta questões vinculadas ao atual momento político, entre elas, o PLC nº 27 (projeto de lei referente ao abuso de autoridade que será votado na Câmara Federal), a reforma da Previdência e a possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho.

Durante o encontro, de iniciativa da AMATRA IV, os parlamentares expuseram as atuais dificuldades da construção de diálogo no Legislativo e enumeraram pontos do trabalho de ambos em diversas pautas, com destaque para as ligadas aos direitos sociais e contrárias a precarização dos direitos trabalhistas.
“O momento é de grande desafio institucional, político e social”, referiu Afonso Motta. Em sua manifestação, o deputado ainda destacou que é necessário valorizar o que é universal, essencial para as relações sociais. Nesse sentido, mencionou o relevante papel da Justiça do Trabalho.
Ao citar o que definiu como estranhos tempos, Pompeu de Mattos analisou questões urgentes que o Brasil vive (econômicas e educacionais) e a postura governamental de não enfrentamento da diminuição das diferenças sociais. O parlamentar pontuou ainda os problemas advindos de um ambiente político do “nós contra eles” e o quanto isso é nocivo. “Essa postura de desconstrução institucional, de escolha de lados, prejudica o debate de construção, prejudica o país”, argumentou.
Entre várias questões discutidas, a presidente da AMATRA, Carolina Gralha, falou sobre os mitos que se criaram sobre a Justiça do Trabalho, de que ela tem apenas um lado, o do empregado, e as tentativas de desmerecimento da Especializada e do seu papel num país de grandes desigualdades sociais. Dentro desse contexto, destacou as campanhas de mídia da Associação que buscam alertar à sociedade sobre o fato de que “enquanto estivermos uns contra os outros não haverá a verdadeira luta, a verdadeira construção de uma nação na qual os direitos sociais sejam preservados”. A dirigente também ressaltou a postura da Associação de manter contínuo trabalho de esclarecimento junto aos parlamentares a respeito das demandas ligadas ao Direito do Trabalho.

*Também participou do encontro o advogado Christofer Goulart (primeiro suplente de senador do PDT-RS).

**O deputado federal Marlon Santos, também integrante da bancada do PDT, foi convidado para a atividade, mas, devido a compromissos previamente assumidos, não pôde comparecer.

Compartilhamento