Notícias

AMATRA IV promove primeira aula de curso voltado a internos da Fase

Nesta segunda-feira, 13/8, às 9 horas, a AMATRA IV fará o lançamento do curso voltado à implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na Fundação de Atendimento Sócio – Educativo (Fase).

A atividade, que será desenvolvida durante o mês de agosto, é direcionada aos professores e sócio-educadores da Fase. “Trabalharemos com profissionais de duas unidades – Carlos Santos e Padre Cacique, e também da Escola Pasqualini, no total de 82 participantes”, informa Carolina Gralha Beck, diretora da Associação e Coordenadora do Programa TJC na 4ª Região (RS). “Serão proferidas aulas com enfoques vinculados ao Direito do Trabalho, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como abordagens de temas relacionados a drogas e violência”, acrescenta a magistrada.

Juízes do Trabalho, psicólogos e Promotores de Justiça ficarão responsáveis pela transmissão das informações.

Após esta etapa, os próprios magistrados irão à Fase para participar de encontros com os internos e assim também comunicar, em linguagem acessível, diversos conteúdos.

O curso será realizado na sede da AMATRA IV, localizada na Rua Rafael Saadi, 127, no bairro Menino Deus. A aula inaugural desta segunda-feira contará com as presenças do Presidente da AMATRA IV, Daniel Nonohay, do Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e da Presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires.

Em tempo: 

O TJC é uma iniciativa que leva os juízes do Trabalho às escolas para participar de encontros com professores e alunos. O princípio do programa é acreditar que o acesso à informação pode realmente contribuir para o pleno exercício da cidadania.

Os professores e estudantes recebem, portanto, esclarecimentos sobre os temas trabalho infantil, trabalho escravo, contrato de estágio, trabalho do aprendiz, direitos e deveres do trabalhador, trabalho doméstico, segurança no ambiente de trabalho, assédio moral, formas de rompimento do contrato de trabalho e a respeito da estrutura da Justiça do Trabalho, entre outros de relevante discussão no cotidiano.

A ideia de levar o TJC à Fase nasceu em junho deste ano durante a assinatura do termo de cooperação entre a AMATRA IV e o governo do Estado, ocasião em que foi oficializado o desenvolvimento do programa nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Compartilhamento