Notícias

Café com Ideias: evento foi uma ocasião de sucesso

Foi com grande sucesso que se realizou em 17 de agosto a primeira edição do Café com Ideias, encontro que une a confraternização e o debate de temas da atualidade. Um número considerável de associados se fez presente no evento para ouvir e debater a respeito do tópico Trabalho e Sofrimento.

A ocasião contou com palestra do sociólogo Celso Rodrigues que fez um panorama sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho. Dentre as mudanças expostas pelo palestrante, destaque para as advindas do pós-fordismo que incorporaram novas práticas nas empresas (estando a reengenharia e a qualidade total, entre elas) e do toyotismo – que tem como uma de suas características a terceirização. O sociólogo citou ainda a transformação de conceitos que levaram a um processo de “coisificação” do trabalho, reduzindo-o, no contexto atual, à mercadoria pura e simplesmente. “O principal deficit do trabalho hoje é o do reconhecimento”, ressaltou.

Durante o encontro, também houve debate sobre o trabalho desempenhado pela magistratura, suas características e importância, e a necessidade de tornar cada vez mais conhecidas da população as muitas atividades desenvolvidas pelos juízes e desembargadores.

O evento foi uma promoção conjunta da AMATRA IV e da Femargs.

Compartilhamento