Notícias

Eleições diretas para os Tribunais: campanha é lançada pela AMATRA IV

 

Entidade dá início a amplo movimento pela democratização interna do Poder Judiciário: ato público em outubro também é uma das ações previstas

“Eu quero votar pra presidente” é a chamada de capa da publicação distribuída nacionalmente pela AMATRA IV e que passa a circular a partir desta primeira quinzena de setembro. O título remete à grande campanha promovida pela entidade e que está ligada à adoção das eleições diretas para os cargos de presidente e vice-presidentes dos tribunais brasileiros.

Ação iniciou em evento do TRT

 

A distribuição da revista aos associados ocorreu durante a abertura do VII Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul que se realiza de 12 a 15 de setembro, no Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves (fotos acima).

Em cada edição, também estava encartado um botom com a mensagem QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ!

(Faça o Download da Revista em PDF)

“Estamos convictos de que a implementação das eleições diretas implica sintonizar a organização administrativa do Poder Judiciário com a essência da Constituição Federal”, assegura o presidente da AMATRA IV. “É com este espírito que convidamos todos a ingressar conosco neste justo movimento”, complementa Nonohay.

Em benefício da sociedade

A mudança no atual processo eleitoral vigente necessita apenas de alteração em regimentos internos dos próprios órgãos para ser instituído. Seu impacto, contudo, virá em benefício, não apenas da magistratura, mas de toda sociedade, segundo o presidente da AMATRA IV, Daniel Nonohay. Isso por trazer transparência e alterações práticas de gerenciamento num ambiente que hoje se encontra administrativamente engessado. “Avançamos léguas na democracia brasileira nos últimos 30 anos, e andamos um passo na democratização dos tribunais”, avalia.

No caso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), hoje são 48 magistrados que elegem o presidente do órgão. Se adotadas as eleições diretas, da qual participassem todos os juízes de 1º e 2º graus, este número passaria para 287 votantes, ou seja, quase seis vezes o atual quadro de eleitores.

Showmício pelas Diretas Já! em 5 de outubro

alt

No dia 12/9, os associados também receberam o convite para participar do Showmício das Diretas nos Tribunais, uma promoção da AMATRA IV. O evento, com entrada franca, a ser realizado em Porto Alegre no dia 5/10, sexta-feira, às 20 horas, no Teatro do Bourbon Country, contará com apresentação do cantor Nei Lisboa e Banda (foto). O espetáculo com viés político pretende dar maior visibilidade ao tema, reunindo magistrados e representantes de diversos outros segmentos, e ser ainda um marco na campanha pela implementação das eleições diretas.

Compartilhamento