Notícias

Entrevista

O presidente da AMATRA IV, Márcio Lima do Amaral, concedeu entrevista ao programa “Trocando em Miúdos”, da Rádio da Universidade Federal de Uberlândia (MG), em 11/3.
O resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão na colheita da uva no Rio Grande do Sul foi o tema em destaque.
Em sua participação, o magistrado discorreu sobre a necessidade de postura firme contra essas formas degradantes de trabalho.
Amaral também esclareceu dúvidas a respeito da condução dos processos (nas devidas searas criminais e trabalhista) em casos que envolvam o trabalho escravo contemporâneo.
O papel das empresas no que se refere às indenizações aos trabalhadores encontrados em servidão ainda foi mencionado pelo juiz: “Se o empregador que intermediou a contratação dos trabalhadores não pagar essas indenizações, as vinícolas vão ter que fazer o ressarcimento, independentemente do conhecimento ou não do trabalho análogo a escravo”.
Os impactos da violação dos direitos trabalhistas e o prejuízo que essa postura desleal causa às empresas cumpridoras da legislação também foram observados pelo dirigente durante a entrevista.
“Para termos a livre concorrência é necessário que todos os empregadores respeitem as leis trabalhistas”, assinalou.

Ouça a entrevista completa em: https://tinyurl.com/yc3bfspb

Compartilhamento