Notícias

Espaço de dignidade receberá ações do TJC

A AMATRA IV desenvolverá atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na Fundação O Pão dos Pobres no mês de setembro. Nesse sentido, diversos magistrados estiveram na sede da instituição, localizada na capital gaúcha, em 27/8. O objetivo desse primeiro encontro foi capacitar os magistrados para as aulas do TJC e conhecer de perto a realidade do Centro de Estudos Profissionalizantes (CEP) da Fundação. Nele, estudam mais de 600 jovens e pessoas portadoras de deficiência que estão em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos.

As boas-vindas foram dadas pelo gerente socieducativo da Fundação, João Rocha. Em sua fala, ele abordou a importância do trabalho feito pela instituição – que vai além do ensino e se torna um espaço de proteção e de promoção de cidadania. Além disso, Rocha salientou a relevância da iniciativa da AMATRA que permitirá o convívio desses jovens com juízes sem ser numa perspectiva de punição ou enquadramento. Na sequência, profissionais atuantes no Pão dos Pobres nas áreas de assistência social e pedagogia também fizeram exposições.
Entre outras informações, foram enumerados os 10 cursos promovidos pela instituição, como os de desenvolvedor de web, serralheria e marcenaria. Ainda houve a apresentação do perfil de vulnerabilidade e de extrema pobreza dos assistidos e salientada a efetividade do programa jovem aprendiz nos quesitos reintegração dos jovens à escola e reconstrução de vínculos familiares. Além disso, foi mencionado que 70% dos adolescentes integrantes do Centro são os únicos membros da família que têm a Carteira de Trabalho assinada.
A AMATRA IV esteve representada na reunião pela presidente Carolina Hostyn Gralha e a Coordenadora do TJC, juíza Aline Fagundes. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS), desembargadora Vania Mattos, também marcou presença na atividade. Desde já, a Associação agradece a todos os magistrados que integraram a reunião e que irão ministrar aulas no mês de setembro. Os direitos e deveres do trabalhador, salário, jornada, tipos de contratos e saúde e segurança no trabalho serão alguns dos temas abordados nos encontros.

Outras informações em:
http://www.paodospobres.org.br/site/trabalho/centro-de-educacao-profissional/
http://www.paodospobres.org.br/site/

Compartilhamento