Notícias

“Futuro + Feliz”: projeto voltado à aprendizagem e inclusão será desenvolvido no município gaúcho

Proposta nasceu a partir de iniciativa da Coordenadora do TJC da AMATRA IV

Mais um passo da implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na cidade de Feliz foi dado nesta terça-feira, 7/5. Na data, no Centro Cultural do município, houve o lançamento do projeto “Futuro + Feliz”. Por meio da iniciativa, serão instituídas ações voltadas à aprendizagem e também iniciará o desenvolvimento do Projeto Pescar em empresas atuantes na localidade.

Durante manifestação no ato de lançamento, a Coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da AMATRA IV, juíza Aline Fagundes, responsável por levar a iniciativa ao município, salientou a receptividade, o empenho e a seriedade que encontrou na prefeitura de Feliz para as suas propostas. “Desde os primeiros contatos, os representantes do Executivo Municipal estiveram de portas abertas para o diálogo sobre a implantação de ações sociais concretas voltadas aos jovens residentes na cidade”, disse a magistrada.
A juíza referiu ainda que a própria prefeitura optou por desenvolver o enfoque da aprendizagem junto aos jovens. “Definido esse caminho, a AMATRA então intermediou ações de orientação. Nesse sentido, promovemos encontros dos representantes municipais com educadores sociais para falar sobre os processos de aprendizagem e os caminhos para implantá-los na cidade”.

Em sua fala durante a solenidade, o prefeito de Feliz, Albano José Kunrath, ressaltou a importância da inclusão dos jovens no mercado de trabalho e as possibilidades de geração de mais desenvolvimento e emprego advindas da iniciativa. Já o vice-prefeito do município, Nelson Martiny, fez menção especial à AMATRA e ao seu envolvimento neste projeto, citando que a atual parceria mostrou um lado da Associação até então desconhecido por ele: o papel social. Martiny também relatou a sua admiração pelo trabalho da entidade nessa área.

Após as exposições, o Projeto Pescar foi apresentado à comunidade de Feliz, incluindo autoridades e empresários. A explanação a respeito do projeto (que trabalha para proporcionar a qualificação profissional e o desenvolvimento pessoal de jovens) ficou a cargo do coordenador do Projeto Pescar, Marcelo Menna Berreto, e do gerente do Instituto Gerdau e voluntário do projeto, Clódis Xavier. A atividade foi mediada pela juíza Aline Doral Stefani Fagundes, com participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Feliz, Claudio Rodrigo Vieira, e da secretária de Educação e Cultura do município, Marcia Maristela Fetzer.

Representações
O juiz Renato Barros Fagundes, diretor de Informática da Associação, representou a AMATRA IV na solenidade. O evento também contou com as presenças da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, e de uma das gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, a desembargadora Maria Madalena Telesca.

(Com informações e fotos da Secom/TRT-RS. Imagens: Inácio do Canto)

Compartilhamento